Protocolo entre Universidade Europeia e Hospital de Cascais quer aproximar o ensino da prática clínica

17 de Julho 2023

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Europeia e o Hospital de Cascais estabeleceram recentemente um Protocolo de Cooperação para aproximar o ensino da prática clínica.

O protocolo tem como objetivo “promover a interligação entre o exercício profissional especializado e a prática clínica e as atividades de ensino, formação, investigação clínica e translação.”

Entre estes objetivos incluem-se: a melhoria progressiva da qualidade da prestação dos cuidados de saúde, promoção da formação e do treino científico de forma a responder à estratégia definida para as áreas clínicas e científicas das ciências e tecnologias da saúde, alargamento do número de profissionais qualificados que acedem a uma carreira universitária, aumento das atividades de investigação através da promoção de um crescente número de projetos de qualidade/dimensão nacional.

“A melhoria contínua dos sistemas de ensino e de formação, no âmbito das ciências da saúde, nas suas diferentes áreas científicas e dimensões pedagógicas, requer alinhamento com as melhores práticas, a nível nacional e internacional, beneficiando do estabelecimento de parcerias estratégicas entre diferentes agentes, entidades, instituições e stakeholders”, afirmou, em comunicado, a reitora da Universidade Europeia, Hélia Gonçalves Pereira.

Para José Bento e Silva, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais este protocolo “promove uma estreita ligação das equipas do Hospital de Cascais com a Universidade, permitindo a integração destas em atividades científicas com forte incremento no desenvolvimento do conhecimento para ambas as partes.”

“Pretendemos que esta parceria seja uma referência nacional e internacional, de um projeto orientado para a interligação entre o exercício profissional especializado, a prática clínica e as atividades de ensino, formação, investigação clínica e translação”, acrescentou.

A Universidade Europeia informa o Hospital de Cascais sobre os ciclos de estudo disponíveis no ano letivo seguinte, na área de ciências da saúde, bem como o plano de estudos e as unidades curriculares de cada ciclo, indicando o número de docentes e horas letivas necessárias. Por seu turno, o Hospital de Cascais indica a lista de pessoal docente disponível para integrar a equipa docente dos ciclos de estudo disponíveis para o respetivo ano letivo.

O Protocolo entra em vigor na data da sua assinatura e pelo período de 8 anos académicos.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights