Associações de doentes lançam petição pedindo comparticipação de produtos de Nutrição Entérica

23 de Julho 2023

19 Associações de doentes juntaram-se, numa petição pública, para pedir a comparticipação a 100% destes produtos para doentes crónicos dependentes de nutrição entérica

As organizações signatárias da petição pública propõem que, quando prescritas nas instituições do Serviço Nacional de Saúde, “as fórmulas nutricionais completas ou incompletas, adaptadas a doenças, distúrbios ou problemas de saúde específicos e destinadas à Nutrição Entérica, sejam comparticipadas na sua totalidade pelo Estado”. Apelam ainda que sejam dispensadas numa farmácia comunitária próxima da residência.

“Atualmente, os doentes que necessitam  deste tipo de nutrição, vêem-se obrigadas a despender várias centenas de euros por mês do seu orçamento mensal ou a recorrer ao apoio de familiares, amigos e organizações para as suportar”, pode ler-se na petição. Alerta-se ainda para “uma enorme dificuldade” em encontrar no mercado os produtos de que necessitam.

NR/HN/SP

Imagem/críditos: felipecaparros/Encato

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights