INSA promove curso “Diagnóstico laboratorial de tuberculose” para profissionais de saúde dos PALOP

23 de Julho 2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, promove, de 18 a 22 de setembro, a segunda edição de 2023 do curso “Diagnóstico laboratorial de tuberculose”, dedicado a profissionais de saúde dos PALOP

Esta formação será também dirigida a todos os licenciados na área das Ciências da Vida e da Saúde. A formação pretende promover competências nos domínios das técnicas clássicas e de biologia molecular de diagnóstico laboratorial da tuberculose (TB).

O curso “Diagnóstico laboratorial de tuberculose” tem como objetivo permitir aos participantes conhecer e desenvolver competências nas áreas da biossegurança, preparação, colheita e envio de amostras biológicas para o laboratório, e das técnicas de diagnóstico laboratorial da TB tirando partido de uma formação à distancia sempre em contacto com o formador. O  programa é constituído por dois módulos e aborda os temas da biossegurança e do diagnóstico laboratorial da tuberculose.

Enquanto laboratório nacional e supranacional de referência para os PALOP, o Laboratório Nacional de Referência da Tuberculose do INSA pretende, com uma oferta de formação à distância, estreitar as ligações entre os laboratórios de TB dos países envolvidos e contribuir para a uniformização de metodologias e um melhor diagnóstico, tendo em vista a concretização das metas definidas pela Organização Mundial da Saúde.

A tuberculose continua a ser um problema de Saúde Pública em todo o mundo. A resistência aos antibióticos e, em particular, a multirresistência, tem constituído um desafio para os programas de controlo da tuberculose e o laboratório assume assim cada vez maior importância na confirmação dos casos de tuberculose, com isolamento do agente e subsequente estudo de suscetibilidade aos antibacilares. A introdução de metodologias moleculares para o diagnóstico constituiu uma ferramenta essencial para a identificação rápida dos casos de tuberculose e de tuberculose multirresistente, o que veio permitir implementar precocemente medidas de controlo.

tuberculose. A iniciativa é gratuita para os profissionais de saúde dos PALOP, mediante a apresentação de cédula profissional, carecendo de inscrição prévia através deste link.

NR/HN/INSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights