Em comunicado, a autarquia explica que o executivo camarário aprovou a celebração de um protocolo com a APCAS – Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal com vista à construção do centro.
Segundo a Câmara Municipal do Seixal (CMS), o futuro equipamento, que irá nascer numa área com 629 metros quadrados e que terá capacidade para 30 vagas, terá um custo estimado de 2.058 591,43 euros, sendo suportado com capitais públicos e privados, cabendo ao município um apoio de 1.322.061,60 euros, a ser amortizado num prazo de 24 meses, com um valor mensal de 55.085,90 euros (pago mensalmente até junho de 2025).
Este investimento surge na sequência da candidatura desta instituição ao Plano de Recuperação e Resiliência, aprovada em agosto de 2022, com o objetivo de realizar esta obra.
De acordo com o vice-presidente da CMS, Joaquim Tavares, atualmente, e de acordo com dados relativos a 2021, existem no concelho cerca de nove mil pessoas com deficiência, nomeadamente paralisia cerebral e outras incapacidades, que precisam de ser acompanhadas com vista à sua inclusão social.
Por isso, acrescenta, esta obra da APCAS assume-se como fundamental para a realização de todo o tipo de iniciativas, com destaque para ações de formação, apoio familiar e aconselhamento parental, atividades de serviço à comunidade, atividades lúdicas, exposições, seminários e ‘workshops’, entre outras.
Na reunião de câmara foram ainda aprovados vários contratos-programa para apoio monetário à atividade de entidades do movimento associativo concelhio, nomeadamente à Associação de Amigos do Pinhal do General de forma a dar continuidade à construção do Complexo Desportivo do Pinhal do General, à Casa do Povo de Corroios para obras de remodelação da sede social e à Associação de Coletividades do Concelho do Seixal para apoio ao transporte às coletividades do Movimento Associativo Desportivo Popular do Concelho.
O executivo aprovou também apoios monetários, ao abrigo da celebração de contratos-programa de desenvolvimento na área da saúde, à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul / Delegação do Seixal, à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul / MovAplar – Movimento de Apoio a Laringedomizados, à Associação Pata D’Açúcar e à Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho do Seixal.
Na reunião de câmara foi ainda aprovada a cedência de três parcelas de terreno à Câmara Municipal do Seixal, pela Associação de Moradores dos Redondos, com um valor estimado de 269.843,00 euros.
LUSA/HN
0 Comments