APEF lança e-book gratuito sobre as hepatites

28 de Julho 2023

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) acaba de lançar o e-book "A Hepatite não pode esperar", tendo como objetivo consciencializar a população para o diagnóstico precoce, o tratamento e a prevenção das hepatites virais.

“Com este documento pretendemos divulgar informação e consciencializar os portugueses para as Hepatites, uma doença que representa um problema de saúde pública e afeta milhões de pessoas em todo o mundo. As Hepatites de causa viral são provocadas por diferentes vírus, que podem ser categorizadas nas tipologias A, B, C, D ou E. Por este motivo, é crucial que as pessoas estejam informadas e conscientes de que as diferentes tipologias apresentam vários modos de transmissão, sintomas, tratamento e prevenção”, explica Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF).

E acrescenta: “Estas condições apresentam diferentes gravidades e exigem confirmação através de exames de sangue e de Imagiologia. Neste sentido, com esta iniciativa, queremos que as pessoas compreendam a importância do diagnóstico e do tratamento, uma vez que limitam que o vírus se propague e as lesões se agravem, especialmente nos casos graves e crónicos. Pessoas mais informadas sobre os fatores de risco para as doenças do fígado, formas de as diagnosticar, de tratar, e de as prevenir, constroem uma sociedade mais forte e saudável”.

O e-book está disponível gratuitamente no site da associação, podendo ser consultado em: https://apef.com.pt/ebook-a-hepatite-nao-pode-esperar/.

A hepatite caracteriza-se por uma inflamação das células do fígado, que pode ter várias causas, nomeadamente os vírus da hepatite A, B, C, D e E, sendo a B e a C as que têm maior impacto na saúde pública. O fígado é um importante órgão do sistema digestivo e, no caso de inflamação ou lesão, pode haver comprometimento da sua função, podendo originar diversas complicações a curto ou a longo prazo.

A hepatite é uma doença evitável, tratável e, no caso da hepatite C, curável. As hepatites virais B e C afetam 350 milhões de pessoas em todo o mundo, causando 1,4 milhões de mortes por ano. Em Portugal poderão ainda existir milhares de doentes com hepatites B e C não diagnosticados.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights