Greve dos médicos. FNAM diz que a intenção “nunca foi prejudicar a Jornada Mundial da Juventude”

1 de Agosto 2023

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) convocou uma greve nacional para os dias 1 e 2 de agosto, coincidindo com a visita do Papa Francisco a Portugal durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Contactada pelo nosso jornal, Joana Bordalo e Sá garantiu que a intenção não é "prejudicar a JMJ", mas sim lutar contra "a falta de salários justos e condições de trabalho dignas para os médicos".

O braço de ferro entre sindicatos médicos e o Ministério da Saúde parece estar longe do fim. Após de quinze meses de negociações continua a não haver acordo. O descontentamento dos médicos do Serviço Nacional de Saúde tem motivado a realização de vários protestos, sendo que o próximo coincide com o início das Jornadas Mundiais da Juventude.

A FNAM convocou uma greve nacional para os dias 1 e 2 de agosto, coincidindo com a visita do Papa Francisco a Portugal. A entidade sindical justificou o protesto “como resposta à falta de salários justos e condições de trabalho dignas para os médicos, e para travar a deterioração do SNS.”

Contactada pelo nosso jornal, a dirigente da Federação Nacional dos Médicos admitiu que as “negociações estão bloqueadas”, responsabilizando o Ministério da Saúde pela falta de acordo.

“Ao fim de quinze meses do protoloco negocial, o Governo apresentou um novo regime de dedicação plena no qual não nos revemos. As grelhas salariais propostas são absolutamente indignas para os médicos. Há falta de vontade e de competência por parte da tutela”, criticou.

Ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá reiterou que “a proposta do Governo é absolutamente inaceitável”. “O que nós pretendemos é que esta dedicação seja exclusiva, mas opcional e devidamente majorada.”

Sobre as propostas apresentadas pela tutela foram várias as críticas, sobretudo no que toca às grelhas salariais e ao novo modelo B para as USF. “O que está a ser dito é que as USF modelo B vão ser generalizadas, mas isso não é verdade. O modelo que está a ser proposto é trágico e “B” de barato porque pressupõe algum prejuízo para os doentes… Os médicos passariam a ter limitação na prescrição de receitas, análises e exames.”

“Sem condições de trabalho dignas e sem salários justos não vai ser possível reter os médicos no SNS”, frisou a dirigente.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights