Serviço de urgência do Hospital de Braga recebe cada vez mais utentes estrangeiros

9 de Agosto 2023

O Hospital de Braga anunciou esta quarta-feira que o Serviço de Urgência e a Consulta Externa tem verificado um notável aumento do número de utentes estrangeiros em 2023.

De acordo com esta unidade hospitalar, os cidadãos de nacionalidade brasileira e francesa representam o maior número de procura dos serviços de urgência. Os dados mais recentes demonstram um cenário de crescimento expressivo de utentes destas nacionalidades, quando comparado com os anos anteriores ao período da pandemia Covid-19.

Em comunicado, o hospital refere que ” ao Serviço de Urgência recorreram mais do dobro dos utentes brasileiros e franceses, face ao mesmo período de 2019, ano anterior à pandemia. No total, registaram-se mais 140% de episódios de urgência de cidadãos com nacionalidade brasileira. ”

No que toca ao atendimento de cidadãos franceses também houve um crescimento. “Em 2023, registou-se um aumento de cerca de 30%, comparado com 2019, no que toca à procura deste serviço por estes utentes.”

Na nota divulgada é ainda referido que “a Consulta Externa revela, igualmente, um cenário de crescimento do número de utentes brasileiros e franceses. Comparando com o ano de 2019, as consultas realizadas a utentes brasileiros triplicaram, e as consultas a utentes franceses foram mais do dobro. No total, realizaram-se 98% mais consultas do que o mesmo período de 2019. Esta tendência evidencia a confiança depositada nestes serviços por parte destas comunidades.”

Embora num crescimento mais moderado, notou-se um aumento de utentes naturais de países como Angola, Espanha, Moçambique, Suíça, Luxemburgo e Itália. Novas nacionalidades têm vindo a procurar estes serviços nos últimos tempos, como Porto Rico, Estados Unidos da América, Polónia, Iraque, Paquistão, Finlândia, Afeganistão, Irão e Bangladesh.

O Conselho de Administração reiterou, assim, o seu compromisso “em prestar serviços de saúde de qualidade, atendendo, de forma delicada e eficiente, às necessidades de todos os utentes que procuram os serviços, daquele que é um dos maiores Hospitais do norte do país.”

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights