PS/Madeira exige esclarecimentos sobre ataque informático ao Serviço Regional de Saúde

10 de Agosto 2023

O PS/Madeira exigiu esclarecimentos urgentes ao Governo da Madeira (PSD/CDS-PP) sobre o ataque informático ao Serviço Regional de Saúde (Sesaram), ocorrido no domingo, considerando “preocupante” e “inaceitável” que aqueles profissionais continuem a trabalhar “totalmente às escuras”.

“Quatro dias volvidos desde o primeiro impacto massivo do ciberataque que atingiu o Serviço Regional de Saúde, é extremamente preocupante, inaceitável até, que se continue a trabalhar totalmente às escuras num setor de importância crítica para as pessoas”, afirma o presidente do PS/Madeira, Sérgio Gonçalves, citado num comunicado enviado às redações.

O líder socialista exige “esclarecimentos cabais” por parte do Governo Regional, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, e pede que sejam implementadas de imediato “medidas de mitigação das consequências negativas que esta situação tem para os utentes do Sesaram”.

“É muito importante que, nesta fase, as pessoas ganhem consciência do perigo real que todos estamos a correr, após um rapto desta envergadura, comprometendo dados pessoais extremamente sensíveis e bloqueando todo o nosso sistema de saúde”, adverte.

Sérgio Gonçalves sublinha que devem ser dadas “orientações claras” à população, com urgência, recordando que “médicos e enfermeiros continuam a trabalhar ainda hoje em completo ‘blackout’”.

“Neste momento, temos perda total da base de dados dos doentes da RAM [Região Autónoma da Madeira], perda total de rastreio oncológico e das listas de espera, inoperância total da gestão de medicamentos e seus respetivos ‘stocks’, paralisia das consultas externas, impossibilidade de acesso aos processos dos doentes, do historial clínico, exames anteriores, análises e prescrições médico farmacológicas”, aponta.

O presidente do PS/Madeira e deputado na Assembleia Legislativa Regional, onde os socialistas ocupam 19 dos 47 lugares do hemiciclo, diz ainda “não compreender” que o executivo madeirense “se limite a improvisar recursos arcaicos e a pedir paciência” aos cidadãos, “sabendo que estes ataques acontecem e têm um impacto inimaginável na vida das pessoas”.

Sérgio Gonçalves refere que, “há pouco mais de um ano”, num exercício anual de cibersegurança, o Governo da Madeira anunciou a afetação de dois milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e de 500 mil euros do orçamento regional para combater o cibercrime, tendo admitido na altura “a possibilidade de um ataque severo de pirataria informática contra os serviços da administração pública regional”.

“Onde estão os ‘backups’ de protocolo? Onde fica a eficácia do plano de contingência para estas situações e por que razão a situação continua a arrastar-se, sem soluções nem orientações precisas?”, questiona o socialista, considerando “inadmissível” que “o caos” no setor da saúde se prolongue por mais tempo, depois de o executivo PSD/CDS-PP ter “apregoado gordos investimentos em cibersegurança”.

A Ordem dos Médicos da Madeira manifestou hoje preocupação com o impacto do ataque informático ao Sesaram na atividade clínica prestada aos utentes, indicando que tem recebido declarações de escusa de responsabilidade.

Em comunicado, o Conselho Médico da Ordem dos Médicos da Madeira especificou que “tem recebido declarações de escusa de responsabilidade por parte de médicos do Sesaram, pelos acidentes ou incidentes que possam verificar-se em resultado de falha de meios informáticos de registo médico”.

Na terça-feira, o Sesaram informou que o serviço estava a funcionar, embora mantendo ainda “limitações na realização de algumas consultas, na realização de exames e análises clínicas não urgentes”.

Na segunda-feira, o Serviço de Cibersegurança do Governo Regional adiantou que o tempo de recuperação do ciberataque ao Sesaram, sinalizado às 08:11 de domingo e que provocou uma “disfunção na rede informática”, será prolongado e apelou aos utentes para tomarem cuidados redobrados no acesso à informação.

“Não conseguimos, nesta fase, dar um prazo expectável, mas não é algo que se resolva num dia”, disse Nuno Perry, do Serviço de Cibersegurança do executivo madeirense.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights