IA decifra a sua “verdadeira” idade através do seu peito

23 de Agosto 2023

Cientistas da Universidade Metropolitana de Osaka desenvolveram um modelo de inteligência artificial (IA) que utiliza radiografias de tórax para estimar a idade de um indivíduo, podendo sinalizar portadores de doenças crónicas.

A equipa de investigação é liderada pelo estudante Yasuhito Mitsuyama e pelo Dr. Daiju Ueda (Department of Diagnostic and Interventional Radiology, Graduate School of Medicine, Osaka Metropolitan University), que construíram um modelo de IA para estimar a idade a partir de radiografias torácicas de indivíduos saudáveis, aplicado posteriormente a pessoas com doenças conhecidas – para analisar a relação entre a idade estimada pela IA e cada doença. Para tal, os investigadores recolheram dados de múltiplas instituições.

Para o desenvolvimento do modelo, foram obtidas 67.099 radiografias de tórax, entre 2008 e 2021, de 36.051 indivíduos saudáveis submetidos a exames de saúde em três unidades.

Para avaliar a utilidade como biomarcador, foram compiladas 34.197 radiografias de tórax adicionais de 34.197 doentes de duas outras instituições. Os resultados revelaram que a diferença entre a idade estimada pela IA e a idade cronológica do paciente foi positivamente correlacionada com uma variedade de doenças crónicas, como hipertensão, hiperuricemia e doença pulmonar obstrutiva crónica.

Quanto maior a idade estimada pela IA em relação à idade cronológica, maior a probabilidade de os indivíduos apresentarem essas doenças, conclui-se.

“O nosso objetivo é desenvolver ainda mais esta investigação e aplicá-la para estimar a gravidade de doenças crónicas, prever a expectativa de vida e possíveis complicações cirúrgicas”, disse Mitsuyama.

O artigo, na The Lancet Healthy Longevity, tem como título: “Chest radiography as a biomarker of ageing: artificial intelligence-based, multi-institutional model development and validation in Japan”.

AlphaGalileo/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This