IA decifra a sua “verdadeira” idade através do seu peito

23 de Agosto 2023

Cientistas da Universidade Metropolitana de Osaka desenvolveram um modelo de inteligência artificial (IA) que utiliza radiografias de tórax para estimar a idade de um indivíduo, podendo sinalizar portadores de doenças crónicas.

A equipa de investigação é liderada pelo estudante Yasuhito Mitsuyama e pelo Dr. Daiju Ueda (Department of Diagnostic and Interventional Radiology, Graduate School of Medicine, Osaka Metropolitan University), que construíram um modelo de IA para estimar a idade a partir de radiografias torácicas de indivíduos saudáveis, aplicado posteriormente a pessoas com doenças conhecidas – para analisar a relação entre a idade estimada pela IA e cada doença. Para tal, os investigadores recolheram dados de múltiplas instituições.

Para o desenvolvimento do modelo, foram obtidas 67.099 radiografias de tórax, entre 2008 e 2021, de 36.051 indivíduos saudáveis submetidos a exames de saúde em três unidades.

Para avaliar a utilidade como biomarcador, foram compiladas 34.197 radiografias de tórax adicionais de 34.197 doentes de duas outras instituições. Os resultados revelaram que a diferença entre a idade estimada pela IA e a idade cronológica do paciente foi positivamente correlacionada com uma variedade de doenças crónicas, como hipertensão, hiperuricemia e doença pulmonar obstrutiva crónica.

Quanto maior a idade estimada pela IA em relação à idade cronológica, maior a probabilidade de os indivíduos apresentarem essas doenças, conclui-se.

“O nosso objetivo é desenvolver ainda mais esta investigação e aplicá-la para estimar a gravidade de doenças crónicas, prever a expectativa de vida e possíveis complicações cirúrgicas”, disse Mitsuyama.

O artigo, na The Lancet Healthy Longevity, tem como título: “Chest radiography as a biomarker of ageing: artificial intelligence-based, multi-institutional model development and validation in Japan”.

AlphaGalileo/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights