Ministro garante que cirurgias a bombeiros feridos em acidente em Baião “correram bem”

23 de Agosto 2023

Os dois bombeiros que sofreram ferimentos na coluna e num braço na sequência de um acidente ocorrido na terça-feira já foram operados e as cirurgias "correram bem", revelou hoje o ministro da Administração Interna.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, quatro bombeiros da corporação dos Voluntários de Vila Meã ficaram na terça-feira feridos na sequência do capotamento do veículo em que seguiam para o combate ao incêndio que lavrava em Teixeira e Teixeiró, em Baião, no distrito do Porto.

O ministro José Luís Carneiro referiu hoje que as operações cirúrgicas a dois destes elementos “correram bem”, segundo informações que recolheu junto do presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Meã e do diretor do Hospital Padre Américo, em Penafiel.

“Há uma terceira pessoa internada, mas sem gravidade”, acrescentou o ministro.

Para José Luís Carneiro, tratou-se de um “acidente de uma gravidade imensa”.

“Hoje poderíamos estar a lamentar cinco vitimas mortais, felizmente teve um desfecho que poupou as vidas daqueles bombeiros que estavam no exercício da sua atividade”, lamentou.

O ministro aproveitou a ocasião para voltar a apelar à população para que mantenha cuidados redobrados nos próximos dias em que se prevê um aumento das temperaturas e do risco de incêndio.

“Tenho essa intenção de fazer uma visita a esses bombeiros”, acrescentou o ministro, que já presidiu à Câmara de Baião (2005 a 2015).

Na terça-feira, o vice-presidente da Câmara de Baião, Filipe Fonseca, disse à Lusa que o acidente ocorreu cerca das 14:00, num caminho florestal, entre Mafómedes e Teixeiró, numa zona de forte declive, onde lavravam as chamas.

O autarca referiu que os três bombeiros que tinham ficado retidos na viatura da corporação foram retirados do veículo e encaminhados para o hospital, um dos quais em estado grave.

Além destes três bombeiros, um quarto ocupante do veículo também foi encaminhado para o hospital, com ferimentos ligeiros, acrescentou Filipe Fonseca.

O bispo auxiliar de Lisboa Américo Aguiar, que é capelão dos bombeiros portugueses, visitou esta manhã os operacionais feridos que se encontram no hospital Padre Américo e apelou aos portugueses para adotarem “comportamentos responsáveis atendendo às altas temperaturas e aos ventos”, e a colaborarem com as autoridades da proteção Civil e de emergência.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This