GECP recorda que “Hoje é um bom dia para deixar de fumar”

31 de Agosto 2023

Com uma campanha de cessação tabágica, o Grupo de Estudos de Cancro do Pulmão (GECP) vai marcar presença no The Tall Ships Race, que decorre de 31 de agosto a 3 de setembro, na Doca de Alcântara, em Lisboa.

Nos dias 1 e 2 de setembro, o GECP vai levar a cabo uma campanha de sensibilização intitulada “Hoje é um bom dia para deixar de fumar”. O expositor do GECP, no recinto do evento, vai estar aberto a todos aqueles que queiram conhecer mais sobre os malefícios do tabagismo, bem como as opções disponíveis para iniciar um caminho em direção a uma vida livre de tabaco. Vários membros do GECP estarão disponíveis para fornecer informações sobre estilos de vida saudáveis e responder a dúvidas sobre cessação tabágica e cancro do pulmão. Haverá ainda lugar à distribuição de brindes com mensagens que enaltecem o orgulho em ser não fumador.

Com esta campanha o GECP pretende mostrar, sobretudo às camadas mais jovens da população, porque é que devem abandonar o hábito de fumar ou, melhor ainda, nunca começar. De acordo com a Dr.ª Teresa Almodovar, Presidente da Direção do GECP, “acreditamos que este evento é a oportunidade ideal para alcançar um público mais jovem e transmitir mensagens importantes sobre os riscos associados ao tabagismo e os benefícios de parar de fumar”. Ao impactar este público, o GECP pretende inspirar uma geração mais saudável e consciente, fornecendo-lhes “informações centradas, sobretudo, nos benefícios imediatos em deixar de fumar, tais como, a melhoria do aspeto físico e da aptidão física, o fim do mau hálito e dos dentes amarelos e a economia financeira. Hoje sabemos que, especialmente entre os jovens, enfatizar as vantagens a curto prazo tem um efeito extremamente benéfico em termos de consciencialização e tomada de decisões informadas”, refere a pneumologista.

O tabaco continua a ser o principal fator de risco para o aparecimento de várias doenças oncológicas, entre elas o cancro do pulmão, um dos mais mortais em Portugal e no mundo. “O cancro do pulmão já não é mais uma doença exclusiva dos homens acima dos 70 anos com hábitos tabágicos, tendo-se verificado, nos últimos tempos, uma mudança de paradigma com o aumento de diagnósticos em homens e mulheres na década de 40”, explica. Esta tendência destaca assim a importância de educar os jovens sobre os riscos do tabagismo, independentemente da sua idade ou género. Já as novas formas de tabaco (cigarros eletrónicos e tabaco aquecido), tão apreciadas por este público, apresentam igualmente riscos graves para a saúde, ideia que o GECP também pretende reforçar com esta campanha.

“A nossa presença no evento The Tall Ships Race tem como objetivo criar uma experiência agradável a todos aqueles que connosco se cruzem, mas também reforçar a mensagem de que a saúde pulmonar é um assunto sério que pode ser abordado de forma positiva”, conclui a especialista.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tratamento intensivo não reduz eventos cardiovasculares em mulheres

Um estudo apresentado no ACC.25 revelou que uma terapia intensiva com três medicamentos não reduziu significativamente os eventos cardiovasculares graves em mulheres com sintomas de isquemia sem obstruções nas artérias coronárias. A pesquisa pode orientar futuras estratégias para tratar esta condição prevalente.

A saúde eleitoral

Mário André Macedo
Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights