SPLS vai envolver população na literacia em saúde com a ajuda de embaixadores como Miguel Vieira

4 de Setembro 2023

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) decidiu lançar um novo projeto para promover a literacia em saúde na comunidade. Miguel Vieira, campeão de judo paralímpico, é o primeiro embaixador confirmado. 

“Os Embaixadores são pessoas de referência regional ou nacional, que se destacam pela sua capacidade, resiliência, conhecimento, forma de estar na vida, exemplo de estilo de vida saudável, responsabilidade social, de seriedade e de ética”, explica a presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida. “São pessoas especiais que também estão entre os cidadãos comuns e a quem queremos dar relevância.”

Através deste projeto, a SPLS ambiciona dar “bons exemplos de vida”. Para Cristina Vaz de Almeida, existem, no dia a dia, “vários heróis que podem dar a cara para uma melhor literacia em saúde, daí a necessidade de se partilhar a história de casos de sucesso com reflexos para a saúde das pessoas”.

O primeiro embaixador confirmado é o judoca Miguel Vieira. “A sua incapacidade acabou por se tornar o seu melhor desafio de superação”, diz a presidente. “O Miguel tem uma profundidade na análise que faz da vida, tem uma presença impactante pela sua personalidade e acredito que nos pode ensinar muito sobre como ultrapassar desafios e como ter uma melhor saúde e bem-estar mental, físico e social”, acrescenta.

“Receber o convite para ser Embaixador da SPLS é uma oportunidade e privilégio únicos no desenvolvimento e colaboração em promover, junto das pessoas, a importância da literacia em saúde em Portugal. Como Embaixador, atleta e campeão do mundo, espero abraçar com responsabilidade o cargo que me é atribuído, podendo, assim, informar os cidadãos em Portugal e além-fronteiras sobre a influência e o principal papel da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde”, comenta o atleta.

Miguel Vieira sagrou-se campeão mundial de judo no final de agosto, depois de ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos Mundiais da Associação Internacional de Desportos para Cegos (IBSA), que tiveram lugar em Birmingham, no Reino Unido. No início do mesmo mês, Miguel Vieira já tinha trazido para Portugal o ouro dos Campeonatos Paralímpicos Europeus.  

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde vai ainda anunciar brevemente os eventos que vão contar com a presença de Miguel Vieira. Todas as informações estarão disponíveis no site da sociedade científica, aqui.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights