Câmara de Viana do Castelo responsabilizará arquiteto se centro de saúde perder fundos

6 de Setembro 2023

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse ter notificado o gabinete de arquitetura que projetou a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Meadela que se o município perder o financiamento comunitário será responsabilizado.

“O projetista já foi notificado pelos erros, omissões e trabalhos extras. Neste momento, tem consciência das consequências dos erros do projeto. Há um erro imediato que é um aumento superior a 500 mil euros no valor da obra. Há ainda o risco de perda de 1,3 milhões de euros de financiamento do Norte 2020 se a USF não estiver concluída até final do ano”, afirmou aos jornalistas, Luís Nobre.

O autarca socialista falava no final da reunião camarária que aprovou, com a abstenção dos dois vereadores do PSD e da vereadora do CDS-PP e, o voto contra da CDU, o pagamento de encargos no valor de 500.682,62 euros, mais IVA (correspondente em termos de percentagem a um aumento em 22,53%) e, a prorrogação de prazo para a conclusão de 31 de agosto, para 30 de outubro.

A construção da USF da freguesia urbana de Meadela, começou em fevereiro de 2022, com um prazo de execução de um ano.

Em dezembro de 2021, numa visita à obra, o secretário de Estado da Saúde estimou a conclusão da obra para o final de 2022.

Além da derrapagem na conclusão do novo equipamento, o custo inicial de 2,2 milhões de euros, atinge quase 2,7 milhões de euros, mais IVA.

A construção da USF da Meadela foi candidatada ao Norte 2020, com uma comparticipação de 85%, sendo que a Câmara de Viana do Castelo assume a componente nacional e os arranjos exteriores.

A obra, que resulta de um protocolo entre a autarquia e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), é considerada “uma necessidade urgente para a freguesia”.

Ao abrigo daquele protocolo, a autarquia é responsável para a execução da empreitada, cujo projeto foi encomendado pela ULSAM a um gabinete de arquitetura e engenharia, do Porto.

“A culpa não pode morrer solteira, se perdermos o financiamento comunitário”, assegurou Luís Nobre ao executivo municipal durante a apreciação daquele ponto da ordem de trabalhos.

Com uma área aproximada de quatro mil metros quadrados, o novo equipamento de saúde irá contar com 14 gabinetes de consulta médica, 10 gabinetes de enfermagem ou de consulta de enfermagem, quatro consultórios, uma sala de amamentação, outra materno infantil e fraldário, dois gabinetes multifunções, bem como salas de tratamento, salas de espera, arquivo, salas de reuniões e de pessoal, sanitários, vestiários e zonas de manutenção técnica.

A atual extensão de saúde da Meadela funciona num espaço pertencente à Casa do Povo, “edifício desqualificado e sem as desejáveis condições de funcionamento, nomeadamente ao nível das acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida, para um equipamento de saúde moderno, bem como à crescente densidade populacional, a qual se tem consolidado nas últimas décadas”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights