Os compromissos do ministro da Saúde no evento do Dia Nacional do Psicólogo

6 de Setembro 2023

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou esta segunda-feira que a generalização das Unidades Locais de Saúde (ULS) vai facilitar a contratação de psicólogos, que reconhece estarem “aquém do necessário”.

“A generalização das Unidades Locais de Saúde vai facilitar os mecanismos de concurso e contratação, sem os quais também é difícil que as evoluções decorram”, explicou o ministro, citado no comunicado da Ordem. Manuel Pizarro recordou que foram em 2023 colocados os 40 psicólogos que resultaram do concurso aberto em 2018. “Acho que não é preciso dizer mais sobre a necessidade de uma mudança profunda no sistema de organização”, acrescentou, no evento comemorativo do Dia Nacional do Psicólogo, realizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto.

Reconhecendo a “situação caricata” da contratação de psicólogos que demorou quase cinco anos, o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, diz ter “elevadas expectativas” para que com a facilitação das contratações venha a ser reforçado o número de psicólogos no SNS, sobretudo nos cuidados de saúde primários. “São atualmente cerca de 300 e estão muito aquém das necessidades dos cidadãos”, reforçou.

Também o ministro reconheceu haver “menos psicólogos do que os que seriam necessários no Serviço Nacional de Saúde para fazermos o trabalho que se impõe fazer na proteção da saúde mental dos portugueses”, mas garantiu que “esse é um caminho que tem de se ir fazendo”, referindo uma agenda de trabalho que tem vindo a ser feita com a Ordem dos Psicólogos.

Manuel Pizarro diz que é uma “agenda de trabalho” que “tem de ser acentuada”.

“Não apenas a incorporação de mais psicólogos no SNS. Temos de dar públicos e rápidos sinais de evolução. Um deles é o reconhecimento das especialidades que a Ordem dos Psicólogos concede também para efeitos do Serviço Nacional de Saúde. E também a possibilidade de conceder estágios no SNS”, enumerou.

O ministro garantiu ainda que “as próximas semanas vão ser semanas muito desafiantes para que estes objetivos possam ser alcançados”.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights