Partos na maternidade de Abrantes crescem 13% até final de agosto

11 de Setembro 2023

O bloco de partos da maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), localizada na Unidade Hospitalar de Abrantes, reforçou a sua atividade nos oito primeiros meses do ano, realizando mais 13% de partos que em igual período do ano passado.

Tendo estado a operar com encerramentos quinzenais programados durante os cinco primeiros meses do ano, a Maternidade de Abrantes apresentou um crescimento de mais 13% de partos realizados (mais 59 partos que em igual período do ano transato – num total de 505), invertendo a tendência de queda de partos realizados pelo CHMT verificada nos últimos dois anos, destaca o comunicado enviado aos jornalistas.

No Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia do CHMT de Abrantes, nos oito primeiros meses do ano, foram realizados mais 444 atendimentos do que em 2022, um número que representa um crescimento de 17%, atingindo um acumulado de 3096 episódios de urgência da especialidade de Ginecologia-Obstetrícia até ao final do mês de agosto.

“Os profissionais de saúde da Maternidade de Abrantes do CHMT têm demonstrado com o seu esforço o que significa o SNS a operar em rede solidária com as demais instituições, conseguindo dar uma resposta a toda a região e às grávidas que nos procuram. Nasce-se com toda a segurança e com toda a humanização do parto em Abrantes e estamos muito satisfeitos com estes indicadores, que demonstram a nossa capacidade de resposta e afirmação”, afirma Casimiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração do CHMT, citado em comunicado.

O responsável reforça a aposta da instituição na afirmação da especialidade através de obras de requalificação que se iniciarão muito brevemente: “Até ao final deste ano, vai ser executado um investimento de mais de 200 mil euros, no âmbito do Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do SNS, promovido pela DE-SNS, que vai permitir excelentes condições de conforto às grávidas e profissionais e inovadoras práticas de humanização do parto para as mulheres que queiram escolher o CHMT e a cidade de Abrantes como berço dos seus filhos.”

O Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia e o Bloco de Partos da Unidade de Abrantes do CHMT integram a operação “Nascer em Segurança”, uma iniciativa da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) para garantir às parturientes maior previsibilidade, segurança e equidade no acesso.

De janeiro até ao final de maio, o Serviço de Urgência e o Bloco de Partos do CHMT estiveram a operar em esquema de funcionamento alternado aos fins de semana com o Hospital Distrital de Santarém. A partir do passado dia 1 de junho, o atendimento permanente de Ginecologia-Obstetrícia e a Maternidade passaram a funcionar em pleno.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights