Neurociência cognitiva vai reunir cientistas nacionais e internacionais na Universidade de Coimbra

12 de Setembro 2023

Na próxima semana, entre quinta-feira e sábado (21 a 23), vai decorrer, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), o “Seeing and Acting Workshop: Functional and Neural Perspectives”.

As inscrições estão a decorrer até 17 de setembro. O evento científico pretende ser um fórum de discussão sobre neurociência cognitiva, promovendo a discussão sobre projetos em curso, como também sobre futuras linhas de colaboração e investigação. É promovido no âmbito da ERA Chair Cogbooster, projeto financiado com 2,5 milhões de euros pela Comissão Europeia para capacitar a FPCEUC como um centro de investigação e ensino na área da neurociência cognitiva.

“A nossa intenção é de que esta iniciativa, de carácter anual, faça da Universidade de Coimbra um ponto de encontro entre cientistas de projeção internacional das áreas da perceção e da ação e jovens investigadores, que têm aqui a fantástica oportunidade de receber comentários sobre o seu trabalho. Procuramos ainda que este evento científico transforme a maneira como nós, enquanto comunidade académica nacional, olhamos para a ciência psicológica e para a psicologia”, destaca o docente e investigador da Universidade de Coimbra e coordenador do Cogbooster na UC, Jorge Almeida.

Este workshop vai contar com a presença de vários oradores internacionais de renome, especialistas nas áreas da perceção e ação cerebral, nomeadamente Laurel Buxbaum (Instituto Moss de Investigação em Reabilitação – MRRI), Erez Freud (Universidade de Iorque, Canadá), Leyla Isik (Universidade Johns Hopkins, Estados Unidos da América), Nancy Kanwisher (Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT, Estados Unidos da América), Bradford Mahon (Universidade Carnegie Mellon, Estados Unidos da América), Alex Martin (Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos da América) e Ricarda Schubotz (Universidade de Münster, Alemanha).

Durante os três dias do evento, vão decorrer ainda apresentações de pósteres científicos, apresentados por estudantes, jovens investigadores e investigadores pós-doutorados.

A comissão científica do workshop é composta por Alfonso Caramazza, neurocientista, professor da Universidade de Harvard e líder do projeto Cogbooster; Jorge Almeida; Paul Downing, da Universidade de Bangor (Reino Unido); Mel Goodale, da Universidade do Ontário Ocidental (Canadá); Zoe Kourtzi, da Universidade de Cambridge (Reino Unido); Angelika Lingnau, da Universidade de Ratisbona (Alemanha); e Isabel Pavão Martins, da Universidade de Lisboa.

As inscrições são feitas em www.uc.pt/cogbooster/saw/2023/workshop-registration/.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights