Teoria explica a relação entre complexidade cognitiva e assimetria cerebral

14 de Setembro 2023

Uma nova teoria matemática mostra que a maior complexidade cognitiva está relacionada com a lateralização de algumas funções do cérebro.

A maioria dos animais tem corpos com simetria espelhada (esquerda e direita são iguais, mas invertidas), propriedade que o cérebro partilha, exceto no caso de algumas funções cognitivas que parecem lateralizadas.

Até ao momento, os mecanismos biológicos que fazem com que essa simetria no cérebro desapareça, em alguns casos, não são bem compreendidos.

O investigador do Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC), em Espanha, Luis Seoane, desenvolveu uma nova teoria matemática que demonstra como o aparecimento de mais complexidade cognitiva acarreta uma pressão evolutiva que favorece a lateralização cerebral.

O trabalho de Seoane, que verifica esta hipótese amplamente difundida, está publicado na revista Physical Review X, divulgou esta quarta-feira o CSIC, citado pela agência Efe.

Seoane destaca que “até agora, a investigação centrou-se em processos mais mecânicos que também poderiam quebrar a simetria, como o uso preferencial de uma mão”.

No entanto, este novo modelo, baseado na ciência dos sistemas complexos, “demonstra matematicamente” que a evolução das funções cognitivas avançadas é um ingrediente chave que pode quebrar a bilateralidade.

Por isso, “pode-se esperar que animais com cognição mais avançada tenham cérebros mais assimétricos”, realça o cientista.

Além disso, há casos que progridem da simetria para a assimetria: Respondemos à linguagem com ambos os hemisférios assim que nascemos, mas esta função torna-se mais tarde lateralizada à medida que o cérebro amadurece.

A nova teoria prevê ainda que, em determinadas situações, este mecanismo poderia funcionar ao contrário, ou seja, que uma maior complexidade cognitiva poderia restabelecer simetrias perdidas ou gerar novas, duplicando circuitos já existentes.

O trabalho de Seoane, além de confirmar uma teoria há muito aceite na neurociência, abre portas para aplicações práticas na neurologia.

Este quadro teórico, explica o CSIC, permite avaliar qual é a forma ideal de trabalhar o cérebro, se o faz de forma simétrica ou com cada hemisfério separadamente, e se uma configuração inadequada pode afetar ou causar patologias.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights