Campanha APCL: desafios dos cancros do sangue na primeira pessoa

20 de Setembro 2023

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) está a assinalar o mês das doenças hemato-oncológicas com uma campanha de sensibilização que reúne 24 histórias contadas na primeira pessoa.

Esta ação conta com vários testemunhos em vídeo, disponibilizados nas várias plataformas online da associação. A APCL reuniu 24 histórias, contadas na primeira pessoa, com o objetivo de retratar o impacto dos cancros do sangue na forma de estar e encarar a vida não só do doente, cuidador, profissional de saúde, como também do dador e voluntário.

“Com esta iniciativa pretendemos mostrar a realidade das doenças hemato-oncológicas, de forma a criar empatia e compreensão face às condições desafiantes que se apresentam a todos os envolvidos. É importante chegar àqueles que não conhecem tão bem estas circunstâncias”, refere Manuel Abecasis, presidente da APCL. “A APCL agradece a todos os que fizeram parte desta ação ao partilhar o seu testemunho pessoal”, acrescenta.

“Desde a sua fundação, a APCL procura estar próxima e dar apoio àqueles que vivem com doenças do sangue. Nos últimos anos, temos realizado vários projetos e iniciativas de forma a dar resposta ao que temos identificado como principais desafios dos doentes hemato-oncológicos em Portugal, nomeadamente através da Casa Porto Seguro, que é a primeira casa de acolhimento em Lisboa para doentes hemato-oncológicos e seus familiares, e grupos de apoio que promovem um espaço de partilha de conhecimento entre pessoas que vivem ou lidam com os cancros do sangue. A ideia é continuar o trabalho desenvolvido até aqui no sentido de chegar a cada vez mais doentes”, contextualiza Carlos Horta e Costa, vice-presidente da APCL.

A APCL tem como missão contribuir para aumentar a eficácia do tratamento das leucemias e outras neoplasias hematológicas, apoiando as famílias e os doentes, em especial os mais necessitados. É graças ao importante contributo de vários parceiros, voluntários e donativos que a APCL continua a levar a cabo as suas iniciativas.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights