Diaverum escolhe Nextbitt como plataforma de Gestão de Ativos e Sustentabilidade

20 de Setembro 2023

A Nextbitt foi selecionada para um projeto de otimização da utilização de recursos nas clínicas da Diaverum, multinacional especialista em cuidados renais.

Ao implementar a plataforma de gestão sustentável de ativos físicos, o projeto prevê a otimização de processos, monitorização dos recursos utilizados, com dados em tempo real e auditáveis, nomeadamente de energia e água através de sensorização, bem como a gestão de equipamentos e a tomada de decisões com base nos dados fornecidos, de modo a tornar a operação da Diaverum mais eficiente e sustentável. A operação nacional da Diaverum, multinacional sueca, dispõe de uma rede de 27 clínicas, com mais de 1,500 profissionais.

A implementação da plataforma da Nextbitt vai permitir uma melhor exploração dos ativos da empresa, com especial enfoque nos equipamentos de electromedicina que sustentam o processo de hemodiálise. Estes equipamentos sofisticados, tal como estações para produção de água ultrapura ou monitores de diálise, são complexos, possuindo exigentes processos de manutenção e calibração. A nova plataforma, conectada com estes ativos e equipas, permitirá a gestão de todo o ciclo de vida dos mesmos.

Este projeto também explora a vertente da sustentabilidade, através do seu programa de “Green Nephrology”, sensorizando o conjunto de recursos consumidos, permitindo assim à empresa tomar decisões com base em informação acionável, satisfazendo as suas ambições de mitigar o impacto ambiental.

Para Miguel Salgueiro, Founder & Partner da Nextbitt, “O setor da saúde em Portugal tem um caminho longo a percorrer na gestão sustentável de resíduos e equipamentos. Neste contexto, a Diaverum é uma organização exemplar que está a dar um passo importantíssimo na otimização dos seus recursos e ativos físicos. É um prazer dar este passo em conjunto e sentir a confiança depositada pela Diaverum na plataforma da Nextbitt para alcançar os seus objetivos ao nível da sustentabilidade.” Acrescenta ainda que, “com o aumento das regulamentações europeias”, esperam “ver cada vez mais organizações a apostar em políticas de ESG” e estarão “preparados para as acompanhar neste processo de adaptação”.

Miguel Gonçalves, Diretor de Operações na Diaverum, acrescenta que “otimizar a utilização de recursos e, por consequência, limitar ao máximo o desperdício, é uma prioridade para a Diaverum. Na Diaverum não cortamos custos, apenas desperdício. Desperdício é tudo aquilo que não traz valor para os nossos Doentes e Colaboradores.”

“Temos vindo a conquistar espaço no setor da saúde devido à prestação de cuidados de saúde de excelência, suportados por Modelo de Gestão Clínica integrado e holístico, que aposta na digitalização e sustentabilidade dos processos. Naturalmente que os ativos físicos não podem ser uma exceção, pois têm a missão de suportar os cuidados prestados. Com este objetivo em mente, redefinimos o modelo de gestão de ativos e estabelecemos uma parceria com a Nextbitt, uma organização alinhada com os valores da Diaverum, nomeadamente, na importância dada ao suporte dos cuidados aos nossos doentes, redução do desperdício e sustentabilidade.”

Com a implementação da plataforma Nextbitt, os colaboradores da Diaverum, fornecedores, técnicos ou prestadores de serviços têm acesso a uma única plataforma que lhes permite controlar os equipamentos e os recursos disponíveis em qualquer clínica. Por exemplo, é possível medir e monitorizar o uso de água de modo a aplicar medidas no futuro para a redução do consumo, um cenário que se repete com a energia. A informação de consumos passa também a estar disponível de forma dinâmica e pretende envolver todos os colaboradores no mesmo propósito: os melhores cuidados de saúde, de forma sustentável.

Numa primeira fase piloto, a plataforma da Nextbitt estará disponível em 2 das 27 clínicas nacionais da Diaverum, com o objetivo de testar a integração do software com os processos habituais da organização. Posteriormente, a tecnologia da Nextbitt será aplicada em toda a rede nacional da prestadora de cuidados renais. Está ainda em cima da mesa a possibilidade de alargamento desta paraceria, no futuro, para os 23 países onde a Diaverum está presente. Deste modo, este projeto poderá levar a sustentabilidade na saúde, apoiada por tecnologia portuguesa, a todo o mundo, melhorando os serviços prestados e preservando o futuro do planeta.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights