Estes prémios foram criados para consolidar o legado de Joan Calafat, comunicador da área da saúde falecido em 2022, fundador e primeiro diretor do programa de televisão Salut i Força e da publicação impressa de mesmo nome, bem como para promover cuidados de saúde e investigação.
A entrega destes prémios, organizada pela Revista Salut i Força, em Maiorca, contou com a presença de numerosas autoridades políticas e personalidades do mundo da saúde, associações profissionais e representantes da saúde privada, bem como académicos e investigadores, como a presidente do Governo das Baleares, Margalida Prohens; o presidente do Consell de Mallorca, Llorenç Galmés; a ministra da Saúde, Manuela García; o gestor do IBSalut, Javier Ureña, e o diretor da Salut i Força, Carlos Hernández, entre outros.
Alberto de Rosa destacou, durante a entrega deste reconhecimento público, a necessidade de todos os profissionais colaborarem conjuntamente para enfrentar os desafios de saúde, que são globais, nesta fase pós-pandemia. “É inestimável o contributo dos meios de comunicação social como agente de influência na sociedade, podendo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos com o seu trabalho informativo e de divulgação.” O presidente do grupo Ribera dirigiu ainda palavras de reconhecimento ao fundador da editora. “Joan Calafat foi um pioneiro, professor para muitos profissionais de comunicação e de saúde”, afirmou.
Além do prémio de gestão de saúde recebido por Alberto de Rosa, foram entregues outros prémios, como o que reconhece o melhor projeto final de graduação (TFG) em Medicina da UIB; o melhor TFG em Ciências Aliadas da Saúde e três prémios honorários, concedidos à melhor enfermeira do ano, ao melhor médico do ano e ao melhor farmacêutico do ano.
PR/HN
0 Comments