Três mortos e centenas de hospitalizados por tempestades de areia no Irão

23 de Setembro 2023

Pelo menos três pessoas morreram e centenas foram tratadas em Sistan-Baluchistão, uma província do sudeste do Irão atingida por tempestades de poeira, informaram hoje meios de comunicação social locais.

As vítimas foram contabilizadas nos últimos três dias e o centro meteorológico da província previu que os ventos violentos e as tempestades de poeira continuarão a afetar a região nos próximos dias.

Um total de 1.346 pessoas das cidades de Zabul, Zahak, Hamun, Hirmand e Nimruz “procuraram ajuda médica nos hospitais e centros médicos”, disse o chefe da unidade de crise da província, Majid Mohebi, citado pela agência oficial Irna.

A maioria dos pacientes sofria de problemas respiratórios, cardíacos e oculares, acrescentou, acrescentando que “três pessoas morreram em acidentes [rodoviários] causados pela falta de visibilidade”.

O sudeste do Irão está a sofrer cada vez mais tempestades deste tipo, enquanto as raras zonas húmidas estão a secar a um ritmo alarmante.

Na primavera, esta questão provocou tensões diplomáticas com o vizinho Afeganistão, que Teerão acusou de reduzir consideravelmente o volume de água do rio Helmand, que atravessa os dois países.

O Irão, com uma população de mais de 85 milhões de habitantes, é um dos países mais vulneráveis às alterações climáticas.

A província de Sistan-Baluchistão é uma das regiões mais afetadas pelo calor, com um milhar de pessoas hospitalizadas este verão devido a complicações ligadas ao aumento das temperaturas e às nuvens de poeira, segundo a Irna.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights