Câmara de Sintra aprova Plano Estratégico para combater VIH, hepatites e tuberculose

25 de Setembro 2023

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, o Plano Estratégico 2023/2025 - Sintra na Via Rápida para a eliminação do VIH, Hepatites Virais e Tuberculose.

Este Plano Estratégico Municipal decorre do compromisso assumido pela autarquia na altura da assinatura da Declaração de Paris, em 2018, alinhada com os objetivos e metas propostos pela ONU/SIDA.

Sintra é o sexto município da Região de Lisboa e Vale do Tejo com a maior taxa de incidência de tuberculose, registando 24 novos casos por 100 mil habitantes, em 2022, razão pela qual o executivo considera importante acompanhar e garantir o acesso aos cuidados médicos e de prevenção a quem vive em Sintra.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, “esta iniciativa permitirá um maior e melhor acompanhamento dos cidadãos”. Por outro lado, em Sintra, “estamos empenhados em acabar com esta epidemia desenvolvendo estratégias locais capazes de criar territórios mais saudáveis”, reforça o autarca.

A assinatura da Declaração de Paris marcou a integração do Município de Sintra no grupo de autarquias que aderiram à via rápida para eliminar o VIH, através do projeto internacional Fast Track Cities. Trata-se de uma parceria estratégica na luta contra o VIH/SIDA, através da qual as cidades aderentes se comprometem a desenvolver e a implementar medidas destinadas a quebrar o ciclo de transmissões e erradicar esta epidemia, até 2030.

O projeto agrega a Associação Internacional de Prestadores de Cuidados no âmbito da SIDA (IAPAC), o Programa Conjunto das Nações Unidas para o VIH/SIDA (ONUSIDA), o Programa específico das Nações Unidas para a Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (UN-HABITAT) e a cidade de Paris, entre outras cidades a nível mundial, assim como parceiros locais, nacionais e internacionais.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights