Centro Hospitalar de Leiria cria Unidade Funcional de Neurofisiologia

27 de Setembro 2023

Os Serviços de Neurologia e de Medicina Física e de Reabilitação do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criaram a Unidade Funcional de Neurofisiologia, que visa a avaliação de doenças do sistema nervoso periférico e central.

A nova área inicia atividade em janeiro de 2024.

“A Unidade Funcional de Neurofisiologia estará preparada para efetuar eletromiografias, que são testes cruciais no estudo de doenças que afetam os nervos, a placa neuromuscular ou os músculos, tais como compressões das raízes nervosas cervicais e lombares (como a dor ciática), lesões de nervos dos membros superiores ou inferiores, polineuropatias (doenças que atingem vários nervos do corpo), doenças do músculo (miopatias/miosites), doenças do neurónio motor, entre outras”, segundo o CHL.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Impacto da dieta na DII

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Impacto da dieta na DII

A ciência tem vindo a demonstrar que a saúde intestinal tem uma relação direta com a saúde mental. Estudos confirmam que o intestino é um órgão essencial na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que influenciam o humor e o bem-estar emocional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights