Ricardo Mexia: “Espero que também aqui se possa encontrar algumas pontes que ajudem a resolver problemas”

30 de Setembro 2023

Ricardo Mexia deseja que o Global Health Forum, que termina hoje, seja a “primeira de outras iniciativas deste género que possam trazer à saúde aqueles resultados que, infelizmente, neste momento parece que tardam em surgir”.

“Foi um enorme sucesso reunir tanta gente da saúde das diversas áreas, públicas, privadas. E portanto, o facto de ser uma iniciativa da sociedade civil tem também aqui um enorme valor. Acredito que isto pode ser mais um passo para que as pessoas se possam sentar, discutir os problemas, encontrar as soluções e, depois, o passo seguinte que é, de facto, implementá-las”, expressou Ricardo Mexia, médico de Saúde Pública.

O epidemiologista espera que esta seja a “primeira de outras iniciativas deste género que possam trazer à saúde aqueles resultados que, infelizmente, neste momento parece que tardam em surgir”. “Há uma situação de enorme instabilidade, como é sabido, no Serviço Nacional de Saúde em particular. Não podemos deixar de estar preocupados, e eu espero que rapidamente consigamos ultrapassar isto”, explicou.

“Espero que também aqui se possa encontrar algumas pontes que ajudem a resolver esses problemas”, rematou.

O Centro de Congressos do Estoril recebeu 200 oradores durante o Global Health Forum, nos dias 29 e 30 de setembro. O evento teve oito sessões plenárias, 28 sessões paralelas e 2000 inscritos.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights