Hospital da Ordem Terceira Chiado celebra 350 anos

3 de Outubro 2023

O Hospital da Ordem Terceira Chiado (HOTC) celebra 350 anos, para comemorar esta data, no dia 4 de outubro de 2023, dia de S. Francisco de Assis, patrono deste Hospital, vão ser celebradas as festividades.

As comemorações constam de uma missa pelas 11.00 horas na Capela do Hospital e de Sessão Solene pelas 12.15 no piso 0 da instituição, na rua Serpa Pinto, número 7, no Chiado em lisboa. Durante a sessão vão haver vários momentos, entre os quais dois discursos orientados pelo Presidente do Conselho Diretivo do Hospital, Luís Alvito e pelo Ministro da Fraternidade de São Francisco da Cidade, António Belmar da Costa, como entidade dona do Hospital. Será apresentada em vídeo uma comunicação do Senhor Presidente da República. O coro da Ordem dos Médicos, Região Sul, apresentará duas obras.

Os principais convidados são Bispo D. Nuno Brás, padre provincial dos Franciscanos, pároco dos Mártires, Presidente da Associação dos Hospitais Privados, Diretores de várias Seguradoras da área da Saúde, o Vice-Presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, Presidente da região sul da Ordem dos Médicos, bem como várias entidades ligadas ao setor da Saúde.

O Hospital da Ordem Terceira é hoje uma instituição particular de solidariedade social, vocacionada para a cirurgia programada, com diversas valências. Tem 54 camas, cinco salas de operações e duas unidades de recobro. Dispõe, além disso, dum sector onde acolhe pessoas idosas, a Casa de S. Francisco, aberta em 1991. Tem consultas de várias especialidades e aqui se realizam vários exames médicos.

O Hospital tem nas suas Instalações um Instituto Oftalmológico e o Centro de Miopia de Lisboa, ambos muito completos em equipamentos, com uma sala para intervenções Lasik e outra sala para Catalys. Tanto o Instituto Oftalmológico como o Centro de Miopia de Lisboa, são apoiados por uma vasta equipa de oftalmologistas e técnicos de excelência.

BREVE RESENHA HISTÓRICA

O Hospital da Ordem Terceira Chiado, anteriormente chamado da Ordem Terceira de São Francisco da Cidade, em Lisboa surge em 1672, fundado por Fr. Domingos da Cruz, Franciscano (OFM), com o objetivo tão forte da Ordem Terceira para concretizar o amor aos irmãos mais necessitados. Resolveu então fundar este Hospital. Lançou-lhe a primeira pedra em 4 de agosto de 1671, terá começado a funcionar em 1672 e foi oficialmente inaugurado no mesmo dia da festa de São Domingos, 4 de agosto de 1673.

Com o terramoto de 1755 e as chamas do incêndio, levou a que em 1786 nova documentação e legislação se criasse para a Venerável Ordem Terceira e para o seu Hospital, dentro da tradição, mas refletindo os tempos novos.

A reconstrução do Hospital iria demorar uns anos largos, pois só a 2 de março de 1770, na chamada Rua Nova dos Mártires, são adjudicadas as obras do novo Hospital, dada a ruína em que ficara o primeiro com o terramoto de 1 de novembro de 1755.

A Vida Religiosa da Fraternidade e respetivo Hospital era assistida pelos Frades Franciscanos.

Desde então e até ao início do século XX o Hospital sofreu várias obras e teve um desenvolvimento muito grande, designadamente devido à presença de muitos médicos de renome.

Em julho de 1929, depois de um acidente, o Senhor Doutor António de Oliveira Salazar, então Ministro das Finanças, esteve hospitalizado, durante alguns tempos, em tratamentos e recuperação neste hospital.

A 8 de dezembro de 1938 o Presidente da República, General António Óscar de Fragoso Carmona deslocou-se ao Hospital da Ordem Terceira para agraciar pessoalmente com o grau de Comendador da Ordem da Benemerência Monsenhor Domingos Manuel Fernandes Nogueira, Ministro da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Cidade desde há longos anos.

No dia 24 de setembro de 2007, um grupo de estrangeiros, alguns de nacionalidade alemã, visitou o Hospital da Ordem Terceira da Cidade, a pretexto de aqui ter falecido, a 3 de abril de 1954, o Dr. Aristides de Sousa Mendes.

Como mortalha levou para a sepultura o hábito franciscano, segundo atestou o seu sobrinho Dr. José Maria de Sousa Mendes, que assim o viu vestido na urna em que foi levado para jazigo da família na sua terra natal, Cabanas de Viriato (Viseu).

No último quarto do século XX, as exigências no campo da saúde eram cada vez maiores e as instalações hospitalares necessitadas de melhoramentos. Assim, a partir do ano de 1989, consolidadas as contas, começaram obras de recuperação e remodelação do Hospital.

O Hospital da Ordem Terceira é hoje uma instituição particular de solidariedade social, vocacionada para a cirurgia programada, com diversas valências. Tem 54 camas, cinco salas de operações e duas unidades de recobro. Dispõe, além disso, dum sector onde acolhe pessoas idosas, a Casa de S. Francisco, aberta em 1991. Tem consultas de várias especialidades e aqui se realizam vários exames médicos.

No passado dia 4 de agosto de 2023 fez 350 anos de vida. As festividades ocorrerão no dia 4 de outubro de 2023, dia de S. Francisco de Assis, patrono deste Hospital.

PR/NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights