Centro Paroquial do Estoril organiza “FundaMental”

6 de Outubro 2023

O Centro Paroquial do Estoril (CPE) organiza, de 10 a 14 de outubro, o "FundaMental", um evento para a promoção da saúde mental.

Entre os dias 10 e 13 de outubro, a comunidade local é convidada a participar em workshops de promoção da saúde mental. Estes têm como público alvo colaboradores, voluntários, alunos, famílias apoiadas pelos serviços sociais, utentes do centro de dia e do serviço de apoio domiciliário, pais e encarregados de educação, contando com a participação do Clube Desportivo do Estoril Praia, da Associação Prevenir, da Oficina da Compaixão, da Happiness Business School, da OFF!CINA e da ONG “Dança com Impacto”.

Para o dia 14 de outubro, no auditório Sra. Da Boa Nova, está planeado um evento destinado a toda a comunidade e a profissionais na área da saúde mental. Estarão em análise temas como a saúde mental na infância e juventude, a saúde mental no contexto da família e também na idade ativa. Nestas sessões participarão especialistas das áreas da psiquiatria e psicologia, bem como oradores que darão o seu testemunho pessoal sobre esta temática, de forma a enriquecer o debate com perspetivas de diferentes âmbitos. Os painéis contam com a moderação de uma jurista, uma jornalista e uma apresentadora de televisão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 15 por cento das pessoas adultas em idade ativa vão ter um problema de saúde psicológica em algum momento das suas vidas (os mais comuns são o stresse, a depressão e a ansiedade), 10 a 20 por cento dos jovens têm doença mental e 20 por cento dos portugueses sofrem de uma doença psicológica. E de acordo com um estudo divulgado em maio deste ano, três em cada 10 portugueses já foram diagnosticados com depressão.

Tendo em conta esta realidade, o Padre Paulo Malícia, presidente do CPE, afirma que “não pudemos ficar indiferentes ao impacto que os problemas de saúde mental estão a ter na nossa população, pelo que criámos o projeto ‘FundaMental’, com os objetivos de: promover a saúde mental e o bem-estar, divulgar e fortalecer ações preventivas e dinamizar um espaço para troca de experiências e debate público”.

É possível participar na sessão final do “FundaMental” através da compra de bilhete que reverterá para este projeto e para a obra social do Centro Paroquial do Estoril.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights