Reunião do GECP abre portas a todos os interessados no estudo e tratamento do cancro do pulmão

6 de Outubro 2023

A Reunião de Outono do Grupo de Estudos de Cancro do Pulmão (GECP) irá realizar-se nos dias 13 e 14 de outubro, no Hotel Cristal Vieira Praia & Spa, em Vieira de Leiria. O GECP convida todos os interessados, mesmo aqueles que não são sócios.

Esta reunião é um marco importante na história do GECP, uma vez que a participação não está limitada aos seus sócios, abrindo portas a todos os interessados em conhecer as mais recentes inovações na investigação e tratamento do cancro do pulmão.

O GECP, desde a sua fundação, tem organizado duas reuniões anuais, uma na primavera e outra no outono, ambas reservadas exclusivamente para os seus membros. “Com os avanços contínuos no diagnóstico e tratamento do cancro do pulmão, temos recebido um crescente número de pedidos para permitir a participação de indivíduos que não são sócios do GECP”, refere Teresa Almodovar, Presidente da Direção do GECP. “Como resposta a esta necessidade e em prol do avanço no combate ao cancro do pulmão, as Reuniões de Outono, nos anos em que não existe congresso, vão passar a ser abertas a todos os interessados no tema”, acrescenta.

O primeiro dia da Reunião de Outono oferece dois cursos paralelos versando os tópicos: “Avaliação de tecnologias e outcomes research” e “Ensaios clínicos de iniciativa do GECP”. No segundo dia serão organizadas três mesas redondas destinadas a comunicar avanços em diferentes temas. “Novidades em Doença Precoce CPNPC” é o nome da primeira mesa, onde os intervenientes irão explorar as últimas descobertas relacionadas com o cancro do pulmão em estádios precoces. A segunda mesa redonda será centrada no tema “Novidades no tratamento de doentes sem Alterações Genéticas Acionáveis (AGA)”, na qual serão discutidos os avanços no tratamento para doentes sem mutações genéticas específicas, e, por fim, na terceira sessão, intitulada “Novidades no CPNCP com Alterações Genéticas Acionáveis”, serão abordadas as últimas inovações para doentes com mutações genéticas acionáveis.

“Estamos entusiasmados por tornar a Reunião de Outono do GECP acessível a um público mais amplo e muito satisfeitos pelo interesse demonstrado pelo programa de trabalhos. O número de inscritos superou as nossas expectativas, o que indica a necessidade de formação e atualização contínua nesta área patológica”, finaliza a pneumologista.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

Redução da mortalidade e internamentos por DPOC em Portugal, revela relatório do ONDR 2024

O Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) de 2024, que acaba de ser divulgado pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), evidenciou uma tendência geral de redução nos internamentos e na mortalidade associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos últimos cinco anos, em Portugal, à exceção dos anos de pandemia (2020-2021).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights