Cruz Vermelha quer saúde mental reconhecida como Direito Humano Universal

10 de Outubro 2023

No Dia Mundial da Saúde Mental, que hoje se assinala, a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) defendeu que a saúde mental merece ser reconhecida como Direito Humano Universal.

A Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC, na sigla em inglês) juntou-se ao apelo da Federação Mundial para a Saúde Mental neste 10 de outubro e pediu para que a Saúde Mental seja reconhecida como um Direito Humano Universal.

A IFRC recorda que a saúde mental  é uma das áreas mais negligenciadas da saúde pública em todo o mundo, “representando em média menos de 2% dos orçamentos de saúde dos países.”

A federação chamou ainda a atenção para o estigma sentido por parte dos doentes. “Além das dificuldades sentidas nos cuidados de saúde, estas pessoas são frequentemente marginalizadas pela sociedade e privadas dos seus direitos fundamentais no acesso ao emprego, educação, habitação.”

“É necessário ajudar a combater o estigma que a sociedade e os próprios doentes impõem, promovendo a quebra do ciclo de silêncio e de culpa associada à saúde mental e encorajando a procura de ajuda especializada. A criação de comunidades de apoio, a partilha de histórias de resiliência contribuem para a mudança desta realidade”, defendeu a IFRC.

Em Portugal, a Cruz Vermelha assinala a data com formações em Primeiros Socorros Psicológicos para consolidar rede nacional que dá apoio psicossocial.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights