AR saúda Dia Mundial da Saúde Mental que visa combater preconceito

13 de Outubro 2023

A Assembleia da República saudou esta sexta-feira de forma unânime o Dia da Saúde Mental, assinalado a 10 de outubro, que tem como objetivo “combater o preconceito e o estigma da doença mental”.

Num voto apresentado pela comissão parlamentar de Saúde, lê-se que é importante saudar “a celebração deste dia, unindo esforços na concretização desta missão conjunta, numa perspetiva de promoção da saúde mental, de proteção das pessoas com doença mental e de apreço por todos os profissionais que atuam nesta área”.

A Assembleia da República saudou a comemoração do Dia Mundial da Saúde e associou-se “ao desiderato de alcançar a realização da saúde mental como definida pela Organização Mundial da Saúde: o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stresse normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere”.

O texto refere que este dia assinala-se desde 1992 e tem como objetivo “combater o preconceito e o estigma da doença mental, alertar para a saúde mental global e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, que ultrapassa barreiras nacionais, culturais e socioeconómicas”.

“Em Portugal, a nova Lei de Saúde Mental, aprovada em 2023, consagra os direitos e deveres das pessoas com necessidade de cuidados de saúde mental, regula as restrições dos seus direitos e estabelece as garantias de proteção da liberdade e da autonomia destas pessoas, baseadas na dignidade da pessoa humana”, lê-se no texto.

Segundo o texto, “importa agora, mais do que nunca, apostar na prevenção e fomentar os investimentos necessários nesta área, para que seja melhorado o acesso aos cuidados e combatida a discriminação e o estigma em torno da saúde mental”.

A iniciativa lembra o período da doença Covid-19 e os efeitos que a pandemia teve “em particular no que se refere à sua saúde mental, não só devido à consequência direta da infeção, mas ainda devido às alterações sociais e económicas resultantes das medidas adotadas para controlar a disseminação do vírus na sociedade mundial”.

“Também não nos esquecemos que o suicídio é a quarta causa de morte entre os jovens entre 15 e 29 anos em todo o mundo, e que se tem verificado um aumento nos comportamentos auto lesivos”, é acrescentado no texto.

LUSA/HN

1 Comment

  1. Leonilde Jesus Fonseca Ribeiro

    É importante a Lei em referência. Mais importante consiste nas medidas necessárias para combater a pobreza! Bem como elimar o preconceito que afecta a vida normal das famílias e seus doentes. Sendo uma doença entre outras e que tem as mais variadas causas!. Factores socio-économicos, podem despoletar a doença. Com respeito pela ciência, ausência de amor e bem estar provoca sofrimento!. Como ausência de educação promove vulnerabilidade ao contrário de responsabilidade e robustez para enfrentar a sociedade cada vez mais individualista!.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights