APCL organiza seminário dedicado ao mieloma múltiplo

16 de Outubro 2023

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza no dia 28 de outubro um seminário dedicado ao mieloma múltiplo, no Tivoli Coimbra Hotel.

Na sessão, dirigida a doentes, cuidadores e profissionais de saúde que lidam com o mieloma múltiplo, serão apresentados os resultados do estudo ‘Viver com o mieloma múltiplo: impacto na vida dos doentes em Portugal’.

“O mieloma múltiplo é uma doença hemato-oncológica rara, o que torna a promoção da educação sobre a doença fulcral. Estes seminários procuram proporcionar aos doentes, cuidadores e profissionais de saúde um aprofundamento dos seus conhecimentos no que diz respeito a esta patologia”, explica Manuel Abecasis, Presidente da APCL.

O evento, que vai decorrer exclusivamente em formato presencial, vai contar com várias palestras centradas em diversos aspetos da doença, como terapêuticas novas e atuais na área do mieloma múltiplo, relação da doença com a estrutura óssea, os cuidados essenciais para os cuidadores e a importância do apoio emocional e grupos de apoio nesta patologia. Durante a sessão, Cristina João, hematologista na Fundação Champalimaud, irá apresentar os resultados do estudo ‘Viver com o mieloma múltiplo: impacto na vida dos doentes em Portugal’.

Haverá ainda uma mesa redonda para refletir sobre a gestão dos efeitos adversos das novas terapêuticas, que terá o contributo de Rui Bergantim, hematologista no Centro Hospitalar e Universitário de São João; João Gil, oftalmologista no CHUC; Mariana Reis, nefrologista no CHUC; Beatriz Santos, cardiologista no CHUC; e Ana Cabral, psiquiatra também no CHUC. A moderação deste momento, que vai permitir conhecer as várias perspetivas de diferentes especialistas, ficará a cargo de Catarina Geraldes, hematologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights