FNAM diz que “chantagem sobre os médicos tem aumentado”

26 de Outubro 2023

Na véspera da próxima reunião entre sindicatos médicos e tutela, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) denunciou a "chantagem" a que os médicos têm sido alvo. 

A FNAM emitiu hoje um comunicado onde lamentava a “má-fé” e a “chantagem” feita por parte do Ministério da Saúde para que os médicos “voltem a aceitar o inaceitável”.

“Com o passar das semanas e o acumular das consequências da má-fé do Ministério de Manuel Pizarro, a chantagem sobre os médicos tem aumentado, de forma a que voltem a aceitar o inaceitável. Manuel Pizarro pretende aplicar a desregulamentação total do trabalho médico levando os médicos à exaustão, sendo totalmente contraditória a propaganda do Governo da agenda do trabalho digno, que põe em risco a segurança dos doentes”, lê-se na nota.

De acordo com a FNAM, “o Governo pretende, apenas, poupar, obrigando o mesmo número de médicos a atender muitos mais doentes, reduzindo a qualidade e a segurança do ato médico, destruindo a vida familiar dos médicos e o direito ao descanso consagrado na Lei.”

A federação alertou que para a falta de seguimento das grávidas e o impacto do encerramento de serviços de urgência e de camas em unidades de cuidados intensivos.

A Federação Nacional dos Médicos deixou nas mãos da tutela a possibilidade de chegarem a um acordo no próximo encontro. “O Ministério da Saúde tem em suas mãos, na próxima sexta-feira, a derradeira hipótese de salvar a carreira médica e o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Será apresentada uma proposta de soluções conjuntas da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), pelas quais o SNS não pode continuar à espera.”

Os médicos exigem o aumento dos salários, a reposição das 35 horas semanais para todos, as 12 horas do serviço de urgência ao invés das atuais 18, a progressão na carreira e o reconhecimento do internato no primeiro grau da carreira médica.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights