Associação Portuguesa de Paramiloidose promove congresso na próxima semana

10 de Novembro 2023

A Associação Portuguesa de Paramiloidose (APP) organiza, nos dias 17 e 18 de novembro, o 5º Congresso Internacional e XII Encontro Nacional de Paramiloidose para Técnicos de Saúde.

De acordo com a APP, o encontro irá juntar médicos nacionais e internacionais, assim como técnicos de saúde de diferentes especialidades.

O congresso tem como objetivo promover a partilha de conhecimento e de experiências sobre a paramiloidose.

Em discussão estará a forma como a doença se manifesta, a evolução do diagnóstico e o papel do acompanhamento médico do doente por parte de diferentes especialidades, como neurologia, cardiologia, oftalmologia, nefrologia.

Os peritos lembram que a paramiloidose pode afetar vários órgãos.

Em comunicado, a APP revela que no primeiro dia de trabalho, a médica Teresa Coelho, da Unidade Corino de Andrade do Centro Hospitalar de Santo António, “vai abordar o que mudou no paradigma da doença ao longo dos últimos anos.”

Por outro lado, Juan González, do Hospital Sta Lazer de Palma de Maiorca, “falará sobre a presença na doença na Península Ibérica e no resto do mundo.”

Sendo a paramiloidose uma doença genética, Carolina Lemos, ICBAS da Universidade do Porto, “ajudará a esclarecer o papel da genética clínica no diagnóstico e acompanhamento da doença.”

Dando seguimento ao tema do diagnóstico, o programa conta ainda com a participação de Lucia Galan, do Serviço de Neurologia do Hospital Clínico San Carlos de Madrid e de Catarina Campos, CR Paramiloidose Lisboa, CHULN Hospital de Santa Maria. As especialistas irão debruçar-se sobre o porquê de a doença ser de difícil diagnóstico e a jornada do diagnóstico num doente assintomático.

Reprodução medicamente assistida, amiloidose adquirida pós transplante e testemunho doentes são outros dos temas que fazem parte deste Congresso.

O evento terá lugar no Teatro Municipal de Vila do Conde

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Jorge acusa Governo de a ter exonerado de “forma rude”

A ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) Ana Jorge acusou esta terça-feira o Governo de a ter exonerado de “forma rude, sobranceira e caluniosa”, admitindo, numa carta enviada a todos os trabalhadores, que foi apanhada de surpresa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights