Governo cria nova carreira de Técnico Auxiliar de Saúde no SNS

15 de Novembro 2023

O Ministério da Saúde (MS) anunciou hoje a criação da nova carreira de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que abrange cerca de 24 mil trabalhadores que terão aumentos salariais na ordem dos 13%.

Em comunicado, o Ministério da Saúde indica que ficou hoje concluído o processo negocial para criação da carreira de Técnico Auxiliar de Saúde, que abrange todos os profissionais que desenvolvem funções nas entidades integradas no Serviço Nacional de Saúde, independentemente do regime de vinculação, e que “representa uma valorização para os trabalhadores abrangidos” e também “em ganhos para o SNS”.

Segundo o MS, a transição para a carreira de TAS traduz-se num acréscimo salarial de cerca de 100 euros mensais, correspondente a um aumento de 13%, passando a remuneração base da carreira a situar-se no nível seis da tabela remuneratória única, cuja remuneração em 2024 será de 869,74 euros.

“Com esta medida, que abrange cerca de 24 mil trabalhadores que exercem funções na área da prestação de cuidados de saúde, para além dos ganhos para o sistema, valoriza-se de forma inequívoca o papel destes trabalhadores no funcionamento dos serviços de saúde e na prestação de cuidados à população”, refere o MS, especificando que o diploma entra em vigor 01 de janeiro de 2024.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UpHill conecta registos de saúde na UE

A empresa portuguesa UpHill lidera o i2X, projeto europeu que conectará dados de saúde de 3 milhões de cidadãos em 12 países da UE. Com €8 milhões de financiamento, a iniciativa visa melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a interoperabilidade dos registos eletrónicos.

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights