O estudo apresentado por Inês Braga, médica interna do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga, comunicou os resultados clínicos e de desempenho da equipa de Cirurgia Pediátrica, de uma técnica inovadora de reparação de hérnia inguinal sem cicatriz, submetida a 1000 crianças.
A técnica foi implementada, desenvolvida, aperfeiçoada e divulgada pelo Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga, ao longo uma década, e “representa um marco no avanço da cirurgia para os mais pequenos e estabelece novos padrões de excelência para o tratamento da hérnia inguinal na criança”, refere Jorge Correia-Pinto, Diretor do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga.
O segundo prémio, na categoria de melhor vídeo, foi atribuído à apresentação do caso clínico de uma criança portadora de uma rara malformação das vias biliares. A abordagem laparoscópica, realizada por uma equipa multidisciplinar, foi destacada no vídeo editado por Sofia Martinho, médica interna no Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga. O caso apresentado sublinha os benefícios da abordagem inovadora, que resulta da colaboração sinérgica entre diversas especialidades, representando um avanço significativo no tratamento de malformações biliares em crianças.
O Hospital de Braga reforça, assim, o compromisso na promoção do avanço da Cirurgia Pediátrica, a procura constante por métodos cada vez menos invasivos nos procedimentos cirúrgicos em pediatria e a inovação nesta área.
PR/HN
0 Comments