Prematuridade: Camila conta a sua história nos corredores da Neonatologia do Hospital de Braga

18 de Novembro 2023

O Serviço de Neonatologia do Hospital de Braga, assinalou o Dia Mundial da Prematuridade, 17 de novembro, com a inauguração de um mural, que retrata a história da bebé Camila, nos corredores da Neonatologia, com a presença do Conselho de Administração e dos profissionais do Serviço. 

Camila nasceu com 24 semanas, 800 gramas e 30.5cm, no dia 17 de agosto de 2022, e quando os pais, Andreia e Jorge, entraram no Serviço de Neonatologia do Hospital de Braga, “a esperança era muito curta, para uma bebé com esta idade e peso”, refere a mãe. “Quando cá entramos, não víamos testemunhos de nenhum bebé com apenas 24 semanas. Podermos estar aqui, hoje, a inaugurar este mural é um orgulho imenso.”, acrescenta Andreia, mãe de Camila.

Apelidada de ‘bebé milagre’ pela própria mãe, testemunhou, no decorrer da sessão, que “inicialmente era tudo muito assustador”, e que a ansiedade e medo tomaram conta do casal e familiares.  

O tempo amadureceu a forma como “lidava com os sons das máquinas, e com a intervenção dos profissionais de saúde junto dos bebés prematuros”, refere Andreia. O acompanhamento “foi sempre muito atencioso por parte de todos os profissionais. Aqui, criamos muitas amizades e sente-se um ambiente muito acolhedor, próximo e familiar”, que promove o bem-estar e conforto dos recém-pais presentes no internamento do Serviço.   

Camila cresceu saudável, brinca muito e é muito alegre. Visita, regularmente, o Serviço, para “dar força a quem cá está. Acreditem até ao fim e tenham fé”, aconselha Andreia. No mural, os pais deixaram uma mensagem de esperança para quem por ali passar, no futuro. Pode ler-se: ‘Choramos, desesperamos, mas acima de tudo lutamos e sorrimos pela nossa filha e pelas vitórias que íamos ultrapassando todos os dias. Nunca perdemos a fé e a esperança, e isso levou-nos ao melhor resultado que podíamos ter. Uma filha linda, lutadora e saudável’.  

NR/HP Braga

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Formandos do INEM partilham respostas dos testes em grupo Whatsapp

As respostas a testes da formação para técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM estão a ser partilhadas num grupo Whatsapp com dezenas de formandos, uma situação que leva a associação nacional a pedir intervenção urgente das autoridades competentes.

“ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights