V Encontro do ACES Matosinhos realiza-se esta semana

21 de Novembro 2023

A 5.ª edição do Encontro ACES Matosinhos está agendada para os dias 23 e 24 de novembro, no Auditório Infante D. Henrique, em Leça da Palmeira.

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos sublinha que o evento tem como objetivo “aproximar a formação às necessidades da prática clinica, refletir sobre as temáticas atuais e os desafios que se colocam aos cuidados de saúde primários na resposta às necessidades da população, num contexto de partilha multiprofissional”.

Organizado pelo Agrupamento de Centros de Saúde Matosinhos, integrado na Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), esta quinta edição, vai abordar temáticas atuais, como o modelo de organização dos Cuidados de Saúde em Unidades Locais de Saúde, a “nova” forma de interação do cidadão com os cuidados de saúde após a pandemia, a globalização de cuidados com a necessidade de promover novas respostas perante os novos desafios impostos com a imigração crescente, o impacto da violência contra os profissionais de saúde no local de trabalho e a transformação digital.

Subordinado ao tema “Desafios na Saúde: Integrando Caminhos”, o encontro “exprime a necessidade de uma nova visão, integrando as diversas respostas do sistema de saúde num modelo global e único.”

O programa inclui a apresentação de comunicações livres, pósteres, partilha de algumas experiências pioneiras desenvolvidas no ACES Matosinhos, como o Centro de Avaliação Médica e Psicológica e dois workshops com destaque na prática clínica: colocar/retirar sistema intrauterino (SIU) e revalidação da carta de condução.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviços de urgência a funcionar com limitações na próxima semana

Trinta e três serviços de urgência em todo o país vão estar a funcionar com limitações na próxima semana, verificando-se uma “melhoria real” nas especialidades com constrangimentos, indicou hoje a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

João Emílio Cardoso: “Há farmacêuticos residentes que estão a ser utilizados como força de trabalho”

As dificuldades sentidas pelos residentes farmacêuticos residentes são sobreponíveis às dos internos, quem o diz é o Membro da Comissão Instaladora da Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Residentes (APFR). Segundo João Emílio Cardoso, há locais onde estes profissionais “estão a ser utilizados como força de trabalho”. “Vemos com preocupação estas situações, até porque não temos, em Portugal, um corpo de farmacêuticos especialistas que possam suprir essas faltas”, afirmou. 

Açores investiu 17 ME nas carreiras do setor da saúde

O Governo dos Açores investiu cerca de 17 milhões de euros, até 30 de novembro deste ano, na valorização das carreiras dos profissionais de saúde, anunciou hoje a secretária regional da Saúde, Mónica Seidi.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights