Decorrente do processo de transição para Unidade Local de Saúde (ULS), constituiu-se a Comissão Executiva da ULS de Braga, da qual fazem parte o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, João Porfírio Oliveira, e os Diretores Executivos do ACES Cávado I-Braga, Domingos Sousa, e Cávado II-Gerês Cabreira, Rita Pinheiro.
Desde meados de outubro de 2023, a Comissão Executiva da ULS de Braga tem vindo a reunir, semanalmente, e criou oito grupos de trabalho, no sentido de garantir uma transição coesa, eficiente e serena das três entidades, a partir do dia 1 de janeiro de 2024, garantindo uma boa resposta nos cuidados de saúde prestados à população da região.
“Este modelo organizativo vem aproximar os serviços públicos das pessoas, e representa uma maior eficiência na partilha de recursos e uma maior eficiência, sobretudo para o utente, que passará a obter respostas centralizadas num único interlocutor, atendendo a diferentes níveis de cuidados”, refere João Porfírio Oliveira, membro da Comissão Executiva da ULS de Braga e Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga.
A ULS de Braga será constituída pelo Hospital de Braga, o ACES do Cávado I e o ACES do Cávado II, e servirá 317 766 utentes de seis municípios pertencentes ao distrito de Braga, nomeadamente Amares, Braga, Póvoa do Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.
As Unidades Locais de Saúde são um modelo que reúne todos os níveis de cuidados, funcionando todos em articulação, e integram os hospitais, cuidados primários e cuidados continuados ou de proximidade.
A Comissão Executiva da ULS de Braga deposita total confiança no empenho e dedicação de todos os profissionais de excelência que compõem esta grande equipa, e compromete-se a fazer um novo ponto de situação em breve.
CI/HN
0 Comments