Distinguidos onze projetos de investigação em biomedicina

24 de Novembro 2023

Onze projetos de investigação em biomedicina e saúde liderados por universidade e centros de investigação portugueses foram distinguidos pela Fundação "la Caixa". A cerimónia teve lugar esta quinta-feira, em Barcelona.

A distinção surgiu no âmbito do Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2023, que tem por objetivo “promover a investigação biomédica de base, clínica e translacional de excelência e com grande impacto social.”

O concurso, ao qual se apresentaram 493 projetos dos dois países, foi dotado com um total de 25,3 milhões de euros e destina-se a projetos que abordam os desafios da saúde.

Em Portugal, candidataram-se 152 projetos, dos quais foram selecionados 11, que, no seu conjunto, irão receber um total de 7,9 milhões de euros. Os projetos distinguidos abordam desafios da saúde.

O concurso também premiou três projetos portugueses relacionados com as neurociências, dois relacionados com as doenças cardiovasculares e metabólicas, um projeto ligado à oncologia e um projeto centrado no desenvolvimento de tecnologia facilitadora num dos campos descritos anteriormente.

O diretor-geral da Fundação “la Caixa”, Antonio Vila Bertrán, destacou, em comunicado, que a investigação científica “é fundamental para o progresso social e para o bem-estar dos cidadãos. A ciência não só nos ajuda a construir a sociedade do conhecimento, mas também é a chave para melhorar a qualidade de vida daqueles que mais necessitam.”

A iniciativa é realizada em colaboração com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pertencente ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que financia com 3,7 milhões de euros 5 dos 11 projetos portugueses selecionados nesta edição.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights