Projeto de combate ao alcoolismo entre os mais jovens conquista Prémio Nacional de Bioética

24 de Novembro 2023

Irá decorrer no dia 28 de novembro, pelas 11h00, no seu Auditório da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto a cerimónia de atribuição do Prémio Nacional de Bioética

Este ano, o galardão da Associação Portuguesa de Bioética será entregue ex aequo ao Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e ao seu presidente, Gilberto Igrejas, em reconhecimento do trabalho desenvolvido por este organismo na área da educação para a saúde e da luta contra o alcoolismo.

Em destaque está o projeto IVDP+Educa, que será implementado nos concelhos da região do Douro, Porto e Vila Nova de Gaia, com o objetivo de “promover um maior conhecimento sobre o vinho entre os mais jovens”, naquela que é a mais antiga região demarcada do mundo.

“Este projeto é um exemplo a seguir neste e em outros domínios relacionados com a medicina preventiva e com a adoção de estilos de vida saudáveis”, justifica Rui Nunes, professor catedrático e diretor do Centro de Bioética da FMUP, a quem caberá entregar a distinção.

Com a atribuição deste Prémio, pretende-se demonstrar que “é possível, através de uma estratégia concertada e do envolvimento de diferentes agentes da sociedade civil, mudar comportamentos e promover uma sociedade mais saudável”.

“Educar para o consumo responsável de álcool é a melhor forma de efetuar prevenção de determinadas doenças, neste caso relacionadas com um consumo excessivo de álcool”, afirma.

Rui Nunes, que é também responsável da International Chair in Bioethics (ICB), com sede na FMUP, e presidente da Associação Portuguesa de Bioética, acredita que “a escola é o local prioritário para implementar ações desta natureza, que se associam a um elevado impacto na formação dos jovens e na alteração do seu estilo de vida, com previsível impacto nas gerações vindouras”.

Atribuído pela primeira vez em 2007, o Prémio Nacional de Bioética “pretende galardoar uma personalidade de reconhecido mérito científico”. Em 2021, o galardão foi atribuído, em conjunto com a FMUP, ao Vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, ex-coordenador do Plano de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APAH defende autonomia após ministra anunciar auditoria

 A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu hoje autonomia para as administrações tomarem decisões, depois de a ministra da Saúde anunciar a criação de uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais.

Enfermeiros denunciam situação “explosiva” na Linha SNS 24

A Linha SNS 24 vive uma situação “explosiva” e, entre os enfermeiros que prestam serviço nesta linha de atendimento, já se fala em paralisação. A denúncia é feita pelo Sindicato dos Enfermeiros (SE), que teve conhecimento do caso por meio de uma exposição dos enfermeiros que ali prestam serviço, em tempo parcial.

Violência contra a pessoa idosa em debate

A Câmara Municipal de Ponta Delgada (São Miguel, Açores) promove na próxima sexta-feira, às 9h30, uma palestra subordinada ao tema da consciencialização da violência contra a pessoa idosa, isto na véspera do dia mundial que lhe é dedicado pela Organização das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights