Lançado hoje 1º episódio da série documental: “SIDA 4.0 Os anos do medo, da discriminação, do estigma e da inovação

1 de Dezembro 2023

Temas como o Aparecimento do Vírus, o Estigma e a Discriminação; O Peso das Drogas na Sociedade Portuguesa; VIH-2 e a Cooperação com os PALOP; PrEP – A Revolução na Prevenção e Para Quando a Cura, vão ser analisados por diferentes intervenientes, tendo em atenção os 40 anos sobre a infeção VIH e a Sida e das mudanças que ela trouxe à sociedade em geral e aos portugueses em particular.

Médicos, figuras públicas, dirigentes de organizações não governamentais, jornalistas e políticos passam em revista os tempos conturbados em que não se cumprimentavam os homossexuais com medo de se ser infetado, em que as crianças com VIH eram proibidas de ir à escola, em que o Casal Ventoso era considerado o maior supermercado da droga da Europa, a céu aberto, em que a Professora Odette Ferreira transportava os tubos de sangue de doentes da Guiné-Bissau para o Instituto Pasteur, em Paris, num casaco de pele e em que os médicos assistiam a mortes diárias de infetados sem conseguirem inverter a situação.
Para Francisco Antunes “a importância de um documentário como este é enorme, principalmente pela necessidade de relembrar tempos que se vão perdendo na memória e através do qual se percebe a evolução e a inovação que transformou uma doença mortal numa doença crónica, com a mesma esperança média de vida que as pessoas não infetadas”.

Também para Marina Caldas, da FDC Consulting e responsável pela ideia e concretização deste documentário “o que queríamos era reunir os protagonistas que, em 4 décadas, trataram e ajudaram as pessoas com infeção por VIH e Sida e, ao mesmo tempo, contar a História e as estórias de muitas delas.

Ficou muito por dizer. Talvez regressemos ao tema, mais tarde”.
Mas a realidade atual é também analisada e a situação relativa à disponibilização da PrEP recebe críticas dos intervenientes diretos no processo, particularmente as organizações não governamentais, que dizem haver listas de espera de um ano no SNS para se ter acesso à PrEP.

Cada episódio encerra com a análise do consultor científico, Francisco Antunes, onde são dados pormenores científicos e sociais importantes para um documentário que ficará certamente para a História do VIH/SIDA.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights