![]()
Artigo acessível apenas a profissionais de saúde.
Cinco jovens investigadores recebem até 30 mil euros cada para projetos nas áreas de envelhecimento celular, doença de Parkinson e oncologia. Cerimónia decorreu no passado dia 4 na Ordem dos Médicos.
O Hospital Central de Nampula, principal unidade de saúde do norte de Moçambique, opera com 115% da sua capacidade. O porta-voz alerta para riscos de contaminação e confirma défice de profissionais em serviços críticos
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) viu aprovado o seu mestrado integrado em Medicina, uma iniciativa considerada “essencial” para a retenção e fixação de profissionais e para a coesão territorial pela Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD).
Os médicos orientadores de formação dos Açores vão receber um suplemento mensal de 200 euros e será criado um regime de exclusividade no Serviço Regional de Saúde, disse hoje à Lusa a titular da pasta da Saúde.
O curso de Medicina da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi esta quarta-feira aprovado pelo conselho de administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), anunciou a academia transmontana.
O Governo anunciou que vai manter as alterações previstas ao regime dos médicos prestadores de serviço, apesar da contestação por parte destes profissionais. António Leitão Amaro, ministro da Presidência, afirmou após o Conselho de Ministros que “não se alterou o consenso nacional de que o regime que existe hoje e as práticas que existem hoje com estas prestações de serviços são, no seu conjunto, uma situação que deve e precisa de ser alterada e reformada”.
A Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS) promove, nos dias 6 e 7 de novembro, o II Encontro de Literacia em Saúde – Um território a Descobrir, um momento de partilha e discussão em torno dos desafios e oportunidades da literacia em saúde.
A Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI) apresentou hoje, no Entroncamento, o Manifesto para os Direitos dos Cuidadores Informais e anunciou a criação do Observatório Nacional dos Cuidadores Informais (ONCI), com o objetivo de reforçar o reconhecimento e a proteção das pessoas que prestam cuidados informais em Portugal.
Proposta em consulta pública até 19 de novembro visa acabar com disparidades na prestação de cuidados a recém-nascidos. Documento defende que partos de risco ocorram em hospitais com capacidade para lidar com complicações, evitando transferências perigosas
O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, recusou posicionar-se sobre a demissão da ministra da Saúde. Defende que o foco deve ser a mudança de políticas, apontando falhas estruturais no SNS e a necessidade de reformas urgentes, à luz do caso da grávida que morreu no Hospital Amadora-Sintra
0 Comments