O debate, a partir das 18h, com José Andrade, Leoter Viegas e Ana Silva, pretende explorar várias questões sob o olhar dos imigrantes nos Açores. “Perceber os seus percursos e desafios nesta Região significa perceber melhor a abertura (ou não) da comunidade aos imigrantes. Perceber se o acolhimento se traduz numa relação de alteridade pautada pelo respeito, ou se numa mera tentativa de tolerância inquieta e nebulosa.”
“Para compreender os desafios dos imigrantes nos Açores surge a necessidade de enquadrar no atual contexto das sociedades contemporâneas, agora alimentadas pela incerteza, insegurança e extraordinária vulnerabilidade. Bem sabemos que quando um país passa por momentos de maior instabilidade, quer social, quer económica e/ou política acentuam-se as posições extremadas e fabricações maniqueístas em relação ao ‘Outro’, o diferente, o estrangeiro, o unheimlich. Tais distorções culturais materializam o espírito de uma época marcada pelo medo e angústia social. Medo este que subestima a fraternidade e envenena a cooperação”, lê-se no comunicado de imprensa.
A iniciativa tem o apoio do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunicações e da Transição Digital (DRCTD).
O evento é aberto ao público.
Mais informações em: https://xivesa2023.my.canva.site/.
PR/HN
0 Comments