Penacova exige mais pessoal na extensão de saúde de Figueira de Lorvão

15 de Dezembro 2023

A Câmara de Penacova exigiu ao Ministério da Saúde mais recursos humanos na extensão de saúde de Figueira de Lorvão, que está aberta apenas um dia por semana com um médico, mas sem enfermeiro, nem funcionário administrativo.

“A extensão de saúde de Figueira de Lorvão está aberta, atualmente, apenas um dia por semana, com um médico”, encontrando-se sem enfermeiro e sem funcionário administrativo, por “motivo de doença”, afirmou hoje o município, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Face à atual situação, a Câmara de Penacova escreveu ao Ministério da Saúde para exigir a substituição urgente dos recursos humanos temporariamente ausentes, permitindo, desta forma, o normal funcionamento da extensão de saúde.

Na carta dirigida ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, o executivo presidido por Álvaro Coimbra (PSD) salientou que a situação atual é insustentável para aquele aglomerado populacional, que conta com uma população maioritariamente idosa e com um lar e centro de dia, nas proximidades, que carece daquela resposta.

Na nota de imprensa, o município reconheceu o esforço que tem sido feito pela unidade de saúde familiar de Penacova para manter aquela extensão de saúde funcional, repudiando qualquer tentativa de encerrar aquele espaço.

“Somos frontalmente contra o encerramento. A população da freguesia de Figueira de Lorvão necessita deste serviço de proximidade. Não faz sentido falar em encerramento quando acaba de sair um aviso do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] para a requalificação das três extensões de saúde do concelho”, afirmou Álvaro Coimbra, citado na nota de imprensa.

A Câmara de Penacova recordou ao ministro da Saúde que irá assumir as competências na área da saúde a partir de janeiro de 2024, exigindo “o mesmo esforço e empenho à tutela”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights