ANTEM pede demissão com efeitos imediatos do Conselho Diretivo do INEM

20 de Dezembro 2023

A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) defendeu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos do Conselho Diretivo do INEM.

Em comunicado, a associação alertou para os atrasos na resposta a pedidos de ajuda dos doentes por parte do INEM. “Mesmo com inúmeras denúncias e até mesmo com um pedido de uma Comissão De Inquérito Parlamentar, produzido por várias entidades, tudo se mantém igual. O que muito se lamenta”, lê-se na nota.

A ANTEM afirmou que não pode deixar de “insistir na Comissão Parlamentar de Inquérito ao INEM, IP, e naturalmente, na demissão com efeitos imediatos do Conselho Diretivo do INEM, IP”.

Aos olhos da associação, o INEM precisa” urgentemente de um caminho diferente, providenciando um verdadeiro Serviço Médico de Emergência, capaz de prestar cuidados médicos de emergência em tempo, com provedores devidamente educados e com habilidades básicas e avançadas nas diversas unidades de resposta. Carece ao mesmo tempo de centros de despacho melhorados, com outro nível de resposta.”

Esta entidade considera que o país deve “evoluir para um sistema realmente avançado que objetivamente reduza a morbilidade e a mortalidade.”

Os Técnicos de Emergência Médica apontam que “o caminho a seguir, é o da Paramedicina, com Técnicos de Emergência Médica e Paramédicos, e nada menos que isso, irá garantir a uniformidade de cuidados médicos de emergência em todo o país.”

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights