A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) apresentou hoje o programa de cursos pré e pós congresso.
“Os cursos pré e pós congresso são mais do que oportunidades de aprendizagem. São momentos de revisão, aperfeiçoamento, especialização e diferenciação, contribuindo para a melhoria da prática clínica na abordagem ao doente com AVC”, refere o Vítor Tedim Cruz, Presidente da Direção da SPAVC.
No dia 31 de janeiro, o curso “Neuroimagem na Doença Vascular Cerebral” irá inaugurar a sequência de cursos pré congresso, realizando-se entre as 14h30 e as 16h30, com coordenação de Ângelo Carneiro e João Pedro Marto. Será uma formação detalhada sobre o mundo da neuroimagem, abordando técnicas avançadas e inovadoras no diagnóstico por imagem da doença vascular cerebral.
Ainda no mesmo dia serão realizados, em simultâneo, mais dois cursos pré congresso. O curso II “Ultrassonografia de Cabeceira nas Unidades de AVC”, com coordenação de dois membros da Direção da SPAVC, João Sargento Freitas e Alexandre Amaral e Silva, e o curso III “Enfermagem Cerebrovascular”. O primeiro terá como objetivo uma exploração profunda sobre o papel da ultrassonografia no contexto das Unidades de AVC e o segundo irá abordar as melhores práticas de enfermagem no tratamento dos doentes com AVC.
No dia 3 de fevereiro, após término do Congresso, entre as 14h30 e as 16h30, teremos dois cursos pós congresso. O curso IV “Reabilitação após Doença Vascular Cerebral” será dirigido a todos os profissionais que se interessem pela área da reabilitação, capacitando-os a desempenhar um papel ativo na recuperação dos sobreviventes de AVC. Esta formação será conduzida por Jorge Jacinto e Renato Nunes. O curso V “Prevenção Vascular I: Hipertensão, Diabetes e Dislipidémia”, liderado por Fernando Pinto, irá focar-se em três dos principais fatores de risco modificáveis para o aparecimento do AVC.
No período entre as 17h00 e as 19h00, o curso VI “Prevenção Vascular II: Cardioembolismo”, coordenado por Catarina Fonseca, membro da Comissão Científica da SPAVC, irá abordar a forma como deve ser feita a prevenção secundária de algumas causas de cardioembolismo e, por fim, o curso VII “A Via Verde do AVC”, levado a cabo por Miguel Rodrigues e Liliana Pereira, irá explorar de que forma a Via Verde representa um caminho rápido e eficiente para o diagnóstico e tratamento do AVC.
As inscrições para o 18.º Congresso Português do AVC e para os cursos pré e pós congresso estão abertas e podem ser formalizadas online.
PR/HN
0 Comments