Marcelo lamenta a morte da primeira enfermeira portuguesa doutorada

17 de Janeiro 2024

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de Marta Lima Basto, a primeira enfermeira portuguesa doutorada, que condecorou em 2021 no Dia da Mulher.

A morte de Marta Lima Basto foi esta terça-feira divulgada no portal da Ordem dos Enfermeiros na Internet, numa nota em que se refere que nasceu em 1940 e foi “a primeira enfermeira portuguesa a obter o grau académico de doutor”.

Numa mensagem de pesar publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa “lamenta com pesar a morte da professora doutora Marta Lima Basto”, recordando que a condecorou, em março de 2021, com o grau de comendadora da Ordem do Mérito.

O chefe de Estado considera que a vida de Marta Lima Basto “ficará para sempre indissociável da investigação, ensino e promoção da enfermagem em Portugal e além fronteiras” e expressa sentidos pêsames aos seus familiares, amigos e colegas.

Segundo a nota da Ordem dos Enfermeiros, Marta Lima Basto “iniciou o seu percurso académico como estudante de enfermagem em 1959, desenvolvendo um percurso profissional que incluiu países como os EUA, Canadá, Reino Unido, França ou Bélgica, onde concluiu o doutoramento em 1994”.

“Em Portugal foi enfermeira no IPO de Lisboa, e destacou-se no ensino e na investigação em enfermagem. Aposentou-se em 2001 e, desde então, dedicou-se exclusivamente à investigação, colaborando com vários cursos de doutoramento em enfermagem”, lê-se no texto.

O bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Luís Filipe Barreira, lembra-a como “uma referência na enfermagem enquanto profissão e disciplina”, lamentando a sua morte.

Na mesma nota, acrescenta-se que Marta Lima Basto deixa “cerca de uma centena de trabalhos científicos publicados” e, além da condecoração atribuída pelo Presidente da República, “recebeu a Medalha de Ouro de Serviços distintos do Ministério da Saúde e um louvor com distinção da Ordem dos Enfermeiros”.

Na cerimónia de condecoração realizada no Palácio de Belém em 08 de março de 2021, em que Marta Lima Basto esteve representada por uma sobrinha, Marcelo Rebelo de Sousa realçou que a sua carreira de enfermeira começou num tempo de “menorização do papel da mulher” e quando “o curso de enfermagem não conferia grau académico”.

“Partiu para a Dinamarca, primeiro, e para os Estados Unidos da América, depois, com bolsas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Foi a primeira enfermeira portuguesa a obter o grau de doutor, dedicando-se à investigação, colaborando nos cursos de doutoramento em enfermagem, acompanhando de forma muito próxima os doutorandos”, assinalou.

O chefe de Estado acrescentou que “foi uma interveniente decisiva na evolução, desenvolvimento e qualificação da profissão”, que “lutou, tantas vezes sozinha, e viu reconhecida, em 1998, a Ordem dos Enfermeiros”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights