ULS Nordeste investe em novas áreas de intervenção no tratamento da dor

26 de Janeiro 2024

O desenvolvimento de atividade científica e de investigação na Unidade e o reforço da colaboração com outros Serviços, nomeadamente com a Psiquiatria, tendo em vista a implementação de uma consulta de Psiquiatria da Dor, são igualmente objetivos para alcançar em 2024.

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tem vindo a aumentar as áreas de intervenção na área da Medicina da Dor, disponibilizando, atualmente, uma Unidade de Dor com uma equipa multidisciplinar, reforçada neste último ano, que assegura tratamentos diferenciados, inovadores e validados cientificamente que permitem melhorar a qualidade de vida dos doentes com dor crónica.
A ULS do Nordeste disponibiliza, nesta área clínica, a consulta de dor e a consulta de técnicas de intervenção terapêuticas e diagnósticas, com periodicidade quinzenal, técnicas de intervenção em Bloco Operatório, tratamentos para dor neuropática em regime de Hospital de Dia e ainda intervenção em colaboração com os Serviços de Nutrição e de Psicologia.
Esta resposta permite intervir em situações relacionadas com bloqueios nervosos, infiltrações musculares, intra-articulares, toxina botulínica e ácido hialurónico e radiofrequência de nervos periféricos, ao nível da consulta de técnicas de intervenção terapêuticas e diagnósticas guiadas por ecografia. E ao nível das técnicas de intervenção em Bloco Operatório com apoio ecográfico e/ou fluoroscopia, em situações relacionadas com bloqueios de ramos mediais da coluna lombar, infiltração da articulação sacroilíaca e bloqueios de gânglio estrelado, entre outras.
Com uma equipa multidisciplinar, constituída por dois médicos anestesiologistas, um médico Fisiatra, duas enfermeiras (Enf.ª Paula Perdigoto e Enf.ª Umbelina Pires) e duas assistentes técnicas(Catarina Alves e Cândida Valdemar), a Unidade de Dor tem capacidade para tratar a dor crónica nas suas múltiplas vertentes- oncológica e não oncológica, dor musculoesquelética, dor crónica pós-operatória, dor neuropática e dor primária – de forma global e multidisciplinar.

Aumento de consultas e de procedimentos no controlo da dor

Esta equipa tem assim como missão melhorar a capacidade funcional dos doentes com dor crónica, através do alívio ou controlo da dor, promovendo o autocuidado, autonomia e qualidade de vida destas pessoas.
Os doentes com dor crónica, já submetidos a investigação clínica e com registo de tratamento sem resultados, são assim acompanhados em ambulatório e no internamento, em regime de consultoria, podendo ser referenciados através dos Cuidados de Saúde Primários ou através de referenciação hospitalar.
Ao nível da atividade da equipa da Unidade de Dor, no último ano, realizou 773 consultas, 305 das quais foram primeiras consultas, e cerca de 600 procedimentos de intervenção, o que traduz um ano de crescimento fruto do empenho e dedicação de todos os profissionais da equipa e também daqueles que colaboram com esta Unidade.

Aumento da resposta e melhoria contínua das intervenções
Este ano, a equipa pretende aumentar a periodicidade das consultas, para proporcionar uma resposta mais eficaz e atempada aos utentes.
O desenvolvimento de atividade científica e de investigação na Unidade e o reforço da colaboração com outros Serviços, nomeadamente com a Psiquiatria, tendo em vista a implementação de uma consulta de Psiquiatria da Dor, são igualmente objetivos para alcançar em 2024.
De realçar que a Medicina de Dor foca a sua intervenção na atenção integral, individualizada e continuada às pessoas com dor, com necessidade de intervenção diferenciada, numa abordagem multidisciplinar e multimodal. Neste âmbito, a Unidade de Dor é a estrutura organizada com a finalidade de tratar a dor, independentemente dos profissionais de saúde envolvidos ou do tipo de doente, inserido num programa de controlo de dor.
Na ULS do Nordeste, a intervenção especializada ao nível do tratamento da dor teve início, em 2012, com a implementação de uma consulta de Dor Crónica e, no último ano, apresentou um crescimento notável, tanto ao nível da equipa de profissionais, como da multidisciplinaridade e diferenciação de tratamentos e intervenções nesta área.

A longo prazo, a equipa da Unidade de Dor pretende solidificar a sua atuação na ULS do Nordeste, na certeza de que representará uma mais-valia ao nível da melhoria contínua dos cuidados de saúde disponibilizados à população do distrito de Bragança.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights