ULS do Nordeste implementa consulta de endocrinologia

29 de Janeiro 2024

A consulta de endocrinologia teve início este mês de janeiro e irá realizar-se mensalmente na Unidade Hospitalar de Bragança, tendo em vista o acompanhamento dos utentes próximo da sua área de residência, evitando assim deslocações a Unidades de Saúde fora da região, nomeadamente ao Porto

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste disponibiliza à população uma nova consulta da especialidade de Endocrinologia, que permite acompanhar, em proximidade, os doentes com patologias relacionadas com o funcionamento do sistema endócrino, informa a instituição em comunicado..
A consulta de endocrinologia teve início este mês de janeiro e irá realizar-se mensalmente na Unidade Hospitalar de Bragança, tendo em vista o acompanhamento dos utentes próximo da sua área de residência, evitando assim deslocações a Unidades de Saúde fora da região, nomeadamente ao Porto.
Na nota enviada às redações explica-se que “Esta nova consulta é efetuada pelo médico endocrinologista Jorge Pedro, natural de Bragança, que concilia esta resposta em proximidade com a atividade clínica que exerce no Hospital de S. João, no Porto”. “Sendo eu de Bragança, gostando de vir cá e sabendo a mais-valia que representa a especialidade de Endocrinologia no distrito, decidi apresentar a minha disponibilidade para realizar esta consulta, na medida em que considero que os utentes podem beneficiar com os meus serviços ao nível da prestação de cuidados específicos nesta área”, realça Jorge Pedro (na imagem), citado no comunicado.
A Endocrinologia é a especialidade médica que estuda o sistema endócrino, composto pelas glândulas responsáveis pela produção de hormonas, que são imprescindíveis para um crescimento, desenvolvimento, reprodução e metabolismo normais. Assim, as alterações do sistema endócrino têm impacto no funcionamento do organismo, sendo, por isso, importante a intervenção da especialidade de Endocrinologia. Pela sua frequência,salienta-se, nesta área, a abordagem específica a doenças da tiroide, a casos de diabetes e problemas de âmbito reprodutivo.
Para o especialista em Endocrinologia, apesar de algumas patologias poderem ser abordadas noutras especialidades, o acompanhamento especializado pode fazer a diferença ao nível do tratamento de patologias do foro endócrino. “Um médico especialista consegue dar um seguimento mais específico, como por exemplo na diabetes, mais precisamente na diabetes tipo 1, nas doenças da tiroide, incluindo as
paratiroides, ao nível das alterações da hipófise, que é uma patologia para a qual existe ainda pouco conhecimento, do metabolismo fosfocálcico, da patologia suprarrenal, na área reprodutiva e, em articulação com o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, ao nível do acompanhamento de pessoas transgénero e com disforia de género”, salienta Jorge Pedro.
Esta consulta permite assim a diferenciação e melhoria de cuidados ao nível do tratamento de doenças específicas da área da Endocrinologia em proximidade, o que contribui claramente para o aumento do bem-estar dos utentes. “Aqui conseguirei efetuar consultas de seguimento com uma maior regularidade”, realça o endocrinologista.
Nesta fase, os utentes são referenciados para a consulta de Endocrinologia através da área hospitalar, sendo que, numa fase posterior, a referenciação poderá vir a ser alargada aos Cuidados de Saúde Primários. “O objetivo é poder vir a acompanhar o maior número de doentes possível”, afirma Jorge Pedro.
A implementação da consulta de Endocrinologia é mais uma importante medida da ULS do Nordeste, no âmbito daquela que é a sua missão, tendo em vista a prestação de mais e melhores cuidados à população, numa ótica de proximidade, indo de encontro às suas necessidades.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights