Ordem dos Farmacêuticos lança Curso de Capacitação Política

2 de Fevereiro 2024

Composto por 10 módulos, cada módulo aborda um tema da esfera política, focando grandes áreas como sistemas de governo, democracia e qualidade da democracia, sistemas eleitorais e partidários, corrupção, potencial da tecnologia na participação política, entre outros

A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) associou-se ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) para criar um Curso de Capacitação Política destinado a todos os cidadãos em geral e ao farmacêutico em particular, informa a instituição em comunicado.

O Curso de Capacitação Política é composto por 10 módulos, no total de 20 sessões à distância e presenciais (sempre com possibilidade de assistir à distância), culminando com uma visita à Assembleia da República. Cada módulo aborda um tema da esfera política, focando grandes áreas como sistemas de governo, democracia e qualidade da democracia, sistemas eleitorais e partidários, corrupção, potencial da tecnologia na participação política, entre outros. As sessões vão decorrer entre 21 de Fevereiro e 30 de Junho de 2024. 

Do painel de formadores fazem parte nomes reconhecidos da área da Ciência Política nacional e internacional, como António Costa Pinto, Andrés Malamud, Luís de Sousa, Marcelo Camerlo, João Moniz, Hugo Ferrinho Lopes, Roberto Falanga, Daniela Craveiro e ainda Sofia Serra-Silva na Coordenação Científica do curso. A conclusão do Curso com sucesso resulta na atribuição de um total de 3  ECTS pelo ICS-ULisboa.

“A necessidade desta formação, de regime híbrido, surgiu com a intenção de envolver o farmacêutico em questões relacionadas com a política pública, capacitando-o para a atuação política e cívica, através do seu desenvolvimento pessoal e impacto social. No entanto, concluiu-se que esta é a uma formação transversal e de grande valor para todas as áreas da sociedade e, por isso, deve ser acessível a qualquer cidadão”, explica a organização. 

O início do Curso de Capacitação Política vai ser assinalado numa Sessão de Lançamento, marcada para o dia 19 de Fevereiro, às 19h, no Auditório Sedas Nunes do ICS-ULisboa. Neste encontro vão estar presentes o Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, a Diretora do ICS-ULisboa, Marina Costa Lobo, o Vogal da Direção da SRSRA-OF, Manuel Talhinhas, e o Presidente da SRSRA-OF, Luís Lourenço. Nesta Sessão de Lançamento vai decorrer uma Mesa Redonda, com a moderação da Coordenadora Científica do Programa de Capacitação Política, Sofia Serra-Silva, e a participação dos antigos deputados António Teixeira Rodrigues e Paulo Trigo Pereira, e da Vogal da Direção da SRSRA-OF, Ana Charneca, sob o tema “Olhares sobre a Arena Política: Trajetórias e Vivências Diversas”.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights