Respira homenageia ex-presidente e promove debate sobre nova organização do SNS

5 de Fevereiro 2024

A Respira, com o apoio da AstraZeneca, no âmbito do seu 17.º aniversário, promove uma sessão sobre a nova organização do SNS e homenageia a ex-presidente Isabel Saraiva, que faleceu em janeiro. Será esta sexta-feira, dia 9, na sede da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

“O que nos reserva 2024 tendo em vista a nova organização do SNS na prestação de cuidados à pessoa com DPOC” é o nome da sessão, entre as 17h e as 19h, que presta ainda homenagem à ex-presidente, que faleceu no início do mês passado.

Nesta discussão pública, que irá envolver associados, parceiros, profissionais de saúde e stakeholders, pretende-se, acima de tudo, dar voz aos doentes respiratórios crónicos e seus cuidadores, através da divulgação do Patient Charter COPD (Estatuto da Pessoa com DPOC), um documento subscrito pela Global Allergy & Airways Patient Plataform, que tem como objetivo definir os princípios dos cuidados de saúde que as pessoas que vivem com DPOC esperam receber.

“De acordo com o Estatuto, é essencial aumentar o nível de consciencialização e entendimento entre os doentes, cuidadores, profissionais de saúde, decisores políticos e o público sobre o impacto da DPOC e as oportunidades para melhorar os cuidados ao doente”, e “os doentes e cuidadores devem ser capacitados para viverem livremente com a DPOC, sem exacerbações, reduzindo as suas idas aos hospitais e vivendo pelo maior período de tempo possível”, explica José Albino, doente com DPOC e vice-presidente da Respira.

No âmbito das reivindicações deste Estatuto, o seguinte painel de oradores irá comentar o impacto da nova organização do SNS nos diferentes níveis de cuidados prestados às pessoas que vivem com DPOC em Portugal: António Morais, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia; Carlos Robalo Cordeiro, médico pneumologista e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Cristina Bárbara, diretora do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (ULS de Santa Maria) e coordenadora do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias da DGS; Carmo Cordeiro, enfermeira de reabilitação ACES Odivelas/Loures (ULS Loures -Odivelas); e José Albino, vice-presidente da Respira e pessoa com DPOC.

“É com profundo sentido de responsabilidade que promovemos esta reunião, que será não só uma discussão pública sobre um tema de interesse a todos os doentes crónicos no nosso país, como um momento de partilha em que assinalamos os 17 anos da Respira e uma sentida homenagem à nossa antiga presidente. Queremos mostrar que continuaremos a lutar pelos direitos dos doentes com DPOC e a promover a literacia sobre esta doença e as suas várias dimensões junto dos diferentes públicos”, conclui o vice-presidente da Respira.

Os associados e pessoas com interesse na área da saúde respiratória poderão assistir à sessão através de inscrição para o email da direção (direcao@respira.pt).

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights